IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES E RISCOS NAS EMPRESAS FAMILIARES


Estamos todos recomeçando nossas vidas, fazendo planos e talvez usando as lições da pandemia para mudar nossas prioridades e comportamentos daqui para frente. As empresas também estão se reagrupando, considerando novas estratégias e direções, e uma nova abordagem para aproximar os colaboradores e criar uma nova cultura. Essas mudanças são especialmente relevantes para as empresas familiares, onde os objetivos pessoais e empresariais muitas vezes se cruzam.

 

As empresas familiares estão particularmente entrelaçadas com a dinâmica familiar, e muitos estão trabalhando suas estratégias e operações em resposta aos novos padrões de demanda, bem como aos novos riscos e oportunidades. As consequências econômicas e comportamentais da pandemia tiveram efeitos variados em cada mercado. Como tal, cada negócio de família já experimentou e é provável que continue a experimentar diferentes desafios.

 

Esse início de 2022 é o momento certo para os líderes familiares considerarem como negócio tem se realizado durante o último ano e quais lições podem ser aprendidas, particularmente na forma como a família se comunicava, como decisões críticas e muitas vezes complexas foram tomadas para preservar os valores dos ativos e gerenciar o risco. Este artigo orienta sobre áreas de foco ao repensar questões familiares e empresariais no pós-pandemia.

 

Reavaliando estratégias de investimento

 

Os empresários reconheceram que a pandemia mudou os meios de fazer negócios, que novas oportunidades e riscos surgiram. Por exemplo, propriedades em cidades dependentes do transporte público viram uma migração significativa de pessoas, onde nem todos retornaram. A pandemia acelerou a mudança de idosos para os subúrbios.

 

O excesso de oferta do varejo em muitos mercados tornou-se ainda mais acentuado e a força da demanda por espaço nos escritórios permanece incerta à medida que as pessoas experimentam cenários como home office ou híbridos. Os hotéis sofreram o impacto imediato dos bloqueios de 2020, e enquanto as viagens de lazer retornaram, ainda é impossível prever a total restauração da demanda de negócios e viagens em grupo. Ao mesmo tempo, muitos empresários estão vendendo propriedades industriais e apartamentos à medida que a demanda dos investidores aumenta.

Essas mudanças do mercado, rápidas e muitas vezes dinâmicas, exigem estratégias da empresa. Muitos empresários estão procurando novos mercados para encontrar melhores oportunidades, mudando suas metas de investimento para novos tipos de negócios, planejando reaproveitar ou buscando situações paliativas e vendendo carteiras. Essas mudanças estratégicas só podem ser bem-sucedidas se a empresa tiver a plataforma certa, relacionamentos locais, acesso a dados, ferramentas analíticas e relatórios e disponibilidade de capital, para implementar as mudanças de forma ideal. As empresas também estão analisando suas carteiras existentes, revendo orçamentos, modelando fluxos de caixa potenciais e requisitos de capital e potencialmente ajustando os retornos esperados.

 

Embora muitas empresas de gestão tenham feito progressos substanciais na melhoria da eficiência operacional durante a pandemia, estão lutando contra os custos cada vez mais altos em materiais e mão-de-obra. O orçamento das despesas operacionais e de capital em um ambiente inflacionário com interrupções na cadeia de suprimentos e escassez de trabalhadores será desafiador tanto para aquisições quanto para a gestão de ativos.

 

Outra consideração de maior importância é: se o negócio familiar dedicou atenção suficiente aos requisitos ambientais, sociais e de governança (ESG) de um número crescente de fontes de capital. Os investidores estão tão preocupados em reduzir a pegada de carbono do portfólio quanto saber que a empresa elaborou princípios e políticas que proporcionam igualdade de oportunidades para um grupo diversificado de funcionários, beneficiando a comunidade em geral. A ESG está mudando a forma como todas as empresas operam e comunicam seus esforços, criando responsabilidade para processos de seleção de fornecedores, avanço de funcionários, medidas de segurança e, claro, projetos neutros em carbono.

 

Monitoramento da liquidez

No início da pandemia, a maior preocupação dos empresários era a liquidez. Muitos empresários foram forçados a buscar acordos com seus credores para preencher a lacuna de liquidez, e algumas famílias tiveram que colocar capital adicional no negócio. Hoje, dependendo do tipo de negócio, grande parte da crise de liquidez foi resolvida. Os mercados de dívida estão totalmente abertos, embora os credores permaneçam apreensivos sobre os padrões de escritório, varejo e hospitalidade e subscrição. No entanto, algumas empresas ainda estão pagando em condições modificadas e devem reembolsar as reservas. Tudo isso aponta para uma vigilância reforçada sobre o orçamento de caixa, o monitoramento do cumprimento de empréstimos e a preparação para os vencimentos dos mesmos.

 

Há uma particular preocupação em negócios familiares imobiliários, pois a escassez de dinheiro muitas vezes se traduziu em um corte parcial ou total nas distribuições pagas aos familiares e investidores parceiros limitados. Assim, a gestão da empresa deve estar atualizando seus modelos de fluxo de caixa, projetando fluxos de renda revisados de curto e longo prazo com base em premissas revisadas de aluguel e ocupação, cobrança antecipada de aluguel vencido, despesas operacionais, orçamentos de capital e pagamentos de dívidas. Dessa forma, os empresários podem efetivamente se comunicar e definir proativamente as expectativas de familiares, investidores externos e credores.

 

Endereçamento de vulnerabilidades 

Realizar uma avaliação da vulnerabilidade dos negócios requer uma compreensão das ameaças ambientais ao mercado e a localização de um negócio. Os investimentos necessários para abrigar com mais segurança o sistema mecânico do edifício, devem ser adicionados ao orçamento de capital de curto prazo e considerados em projeções de caixa.

 

A pandemia também trouxe à tona duas áreas de foco necessários para os líderes empresariais: prevenção de fraudes e cibersegurança. Muitas vezes, as empresas familiares não têm os mesmos processos internos de controle e prevenção de fraudes que os atores institucionais. Além disso, o ambiente de controle interno pode ser enfraquecido quando os funcionários estão trabalhando em casa. O estresse causado pela pandemia, licenças e reduções salariais têm o potencial de motivar os funcionários a cometerem fraudes.

 

Todas as empresas, independentemente do tamanho, são vulneráveis a ataques cibernéticos. Embora não seja novo, há um número crescente de ataques bem-sucedidos divulgados sobre o que seria considerado como empresas com maior segurança. À medida que as empresas familiares implementam mais tecnologia ao lado de softwares de gestão e contabilidade, elas também têm que investir em plataformas de segurança para controlar e proteger todo o ambiente de TI. Supervisão adicional, treinamento aprimorado, evasão e protocolos de todos componentes de um plano de segurança de TI eficaz.

 

Harmonia familiar 

Os desafios que as famílias passaram no último ano enfatizam a importância da empatia e da boa comunicação. Isso é igualmente verdade em um negócio familiar. Reuniões familiares frequentes e relatórios aprimorados podem ser usados pelos líderes para explicar a mudança de estratégias e a lógica para decisões críticas que impactam os familiares, incluindo distribuições. Quanto mais informações puderem ser compartilhadas, melhor, a fim de preservar a harmonia familiar e evitar conflitos durante períodos difíceis. É possível que durante a pandemia alguns membros da família demonstraram opiniões conflitantes sobre como a empresa deve lidar com fornecedores, credores e investidores. Criar um fórum para arejar opiniões dissidentes e resolver formalmente tais disputas pode fortalecer os laços familiares e evitar o ressentimento contínuo. Comportamentos durante a pandemia podem ter reforçado a necessidade de criar ou refinar a governança familiar, incluindo delegações de autoridade e relatórios com informações mais ricas.

 

Os anos passados também ressaltaram a necessidade de protocolos de preparação de emergência aprimorados. Tragicamente, algumas famílias podem não ter sido suficientemente preparadas para uma súbita sucessão de liderança, tanto dentro da família quanto entre os funcionários da empresa de gestão, e decisões difíceis tiveram que ser tomadas no meio da tempestade e não durante um período de águas calmas. Reuniões familiares têm a oportunidade de avaliar conjuntos de habilidades e discutir honestamente sobre os futuros líderes do negócio familiar.

 

A constatação de que a saúde dos familiares ou mesmo vidas pode ser vulnerável a eventos repentinos fora de seu controle é perturbadora, e parte da preparação de emergência é criar um planejamento para todos os membros da família, que organiza as informações necessárias se um membro da família falece ou se torna incapacitado. Ele fornece um roteiro para informações e documentos importantes que são essenciais para uma transição mais fácil durante um momento difícil. Um plano típico inclui a localização de informações de contato, senhas, documentos de propriedade e extratos de contas de investimento.

 

Etapas de ação: a lista de verificação pós-pandemia

À medida que você avança da pandemia e considera o futuro, você tomou as seguintes ações para o seu negócio e sua família?

 

Lista de verificação de negócios

 

  • Atualize sua estratégia de negócios;
  • Avalie a adequação da plataforma de negócios para apoiar a nova direção da empresa;
  • Avalie orçamentos e necessidades de caixa;
  • Analise o potencial de refinanciamento de empréstimos com vencimentos de curto prazo;
  • Identifique a economia potencial de despesas operacionais;
  • Avalie a adequação dos controles internos;
  • Analise formas de reduzir a emissão de carbono tanto da empresa quanto de seu portfólio;
  • Realize uma avaliação formal da vulnerabilidade da carteira às mudanças climáticas;
  • Crie uma declaração dos princípios do ESG;

 

Lista de verificação da família

 

  • Realize uma reunião familiar para discutir o desempenho da empresa durante a pandemia.
  • Redefina as expectativas dos membros da família sobre retornos de investimentos e fluxos de caixa;
  • Atualize a documentação de governança da família, incluindo planos de sucessão;
  • Considere formas de melhorar a comunicação familiar, incluindo relatórios regulares;
  • Desenvolva planos de preparação de emergência;
  • Encoraje todos os membros da família a preparar um plano de mesa;
  • Atualize seus planos de propriedade e negócios;

 

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