Estamos todos recomeçando nossas vidas, fazendo planos e talvez usando
as lições da pandemia para mudar nossas prioridades e comportamentos daqui para
frente. As empresas também estão se reagrupando, considerando novas estratégias
e direções, e uma nova abordagem para aproximar os colaboradores e criar uma
nova cultura. Essas mudanças são especialmente relevantes para as empresas
familiares, onde os objetivos pessoais e empresariais muitas vezes se cruzam.
As empresas familiares estão particularmente entrelaçadas com a dinâmica
familiar, e muitos estão trabalhando suas estratégias e operações em resposta aos
novos padrões de demanda, bem como aos novos riscos e oportunidades. As
consequências econômicas e comportamentais da pandemia tiveram efeitos variados
em cada mercado. Como tal, cada negócio de família já experimentou e é provável
que continue a experimentar diferentes desafios.
Esse início de 2022 é o momento certo para os líderes familiares
considerarem como negócio tem se realizado durante o último ano e quais lições
podem ser aprendidas, particularmente na forma como a família se comunicava, como
decisões críticas e muitas vezes complexas foram tomadas para preservar os
valores dos ativos e gerenciar o risco. Este artigo orienta sobre áreas de foco
ao repensar questões familiares e empresariais no pós-pandemia.
Reavaliando estratégias de investimento
Os empresários reconheceram que a pandemia mudou os meios de fazer
negócios, que novas oportunidades e riscos surgiram. Por exemplo, propriedades
em cidades dependentes do transporte público viram uma migração significativa
de pessoas, onde nem todos retornaram. A pandemia acelerou a mudança de idosos
para os subúrbios.
O excesso de oferta do varejo em muitos mercados tornou-se ainda mais
acentuado e a força da demanda por espaço nos escritórios permanece incerta à
medida que as pessoas experimentam cenários como home office ou híbridos. Os
hotéis sofreram o impacto imediato dos bloqueios de 2020, e enquanto as viagens
de lazer retornaram, ainda é impossível prever a total restauração da demanda
de negócios e viagens em grupo. Ao mesmo tempo, muitos empresários estão
vendendo propriedades industriais e apartamentos à medida que a demanda dos
investidores aumenta.
Essas mudanças do mercado, rápidas e muitas vezes dinâmicas, exigem
estratégias da empresa. Muitos empresários estão procurando novos mercados para
encontrar melhores oportunidades, mudando suas metas de investimento para novos
tipos de negócios, planejando reaproveitar ou buscando situações paliativas e
vendendo carteiras. Essas mudanças estratégicas só podem ser bem-sucedidas se a
empresa tiver a plataforma certa, relacionamentos locais, acesso a dados,
ferramentas analíticas e relatórios e disponibilidade de capital, para
implementar as mudanças de forma ideal. As empresas também estão analisando
suas carteiras existentes, revendo orçamentos, modelando fluxos de caixa
potenciais e requisitos de capital e potencialmente ajustando os retornos
esperados.
Embora muitas empresas de gestão tenham feito progressos substanciais na
melhoria da eficiência operacional durante a pandemia, estão lutando contra os
custos cada vez mais altos em materiais e mão-de-obra. O orçamento das despesas
operacionais e de capital em um ambiente inflacionário com interrupções na
cadeia de suprimentos e escassez de trabalhadores será desafiador tanto para
aquisições quanto para a gestão de ativos.
Outra consideração de maior importância é: se o negócio familiar dedicou
atenção suficiente aos requisitos ambientais, sociais e de governança (ESG) de
um número crescente de fontes de capital. Os investidores estão tão preocupados
em reduzir a pegada de carbono do portfólio quanto saber que a empresa elaborou
princípios e políticas que proporcionam igualdade de oportunidades para um
grupo diversificado de funcionários, beneficiando a comunidade em geral. A ESG
está mudando a forma como todas as empresas operam e comunicam seus esforços,
criando responsabilidade para processos de seleção de fornecedores, avanço de
funcionários, medidas de segurança e, claro, projetos neutros em carbono.
Monitoramento da liquidez
No início da pandemia, a maior preocupação dos empresários
era a liquidez. Muitos empresários foram forçados a buscar acordos com seus
credores para preencher a lacuna de liquidez, e algumas famílias tiveram que
colocar capital adicional no negócio. Hoje, dependendo do tipo de negócio,
grande parte da crise de liquidez foi resolvida. Os mercados de dívida estão
totalmente abertos, embora os credores permaneçam apreensivos sobre os padrões
de escritório, varejo e hospitalidade e subscrição. No entanto, algumas
empresas ainda estão pagando em condições modificadas e devem reembolsar as
reservas. Tudo isso aponta para uma vigilância reforçada sobre o orçamento de
caixa, o monitoramento do cumprimento de empréstimos e a preparação para os
vencimentos dos mesmos.
Há uma particular preocupação em negócios familiares
imobiliários, pois a escassez de dinheiro muitas vezes se traduziu em um corte
parcial ou total nas distribuições pagas aos familiares e investidores
parceiros limitados. Assim, a gestão da empresa deve estar atualizando seus
modelos de fluxo de caixa, projetando fluxos de renda revisados de curto e
longo prazo com base em premissas revisadas de aluguel e ocupação, cobrança
antecipada de aluguel vencido, despesas operacionais, orçamentos de capital e
pagamentos de dívidas. Dessa forma, os empresários podem efetivamente se
comunicar e definir proativamente as expectativas de familiares, investidores
externos e credores.
Endereçamento de vulnerabilidades
Realizar uma avaliação da vulnerabilidade dos negócios
requer uma compreensão das ameaças ambientais ao mercado e a localização de um
negócio. Os investimentos necessários para abrigar com mais segurança o sistema
mecânico do edifício, devem ser adicionados ao orçamento de capital de curto
prazo e considerados em projeções de caixa.
A pandemia também trouxe à tona duas áreas de foco
necessários para os líderes empresariais: prevenção de fraudes e cibersegurança.
Muitas vezes, as empresas familiares não têm os mesmos processos internos de
controle e prevenção de fraudes que os atores institucionais. Além disso, o
ambiente de controle interno pode ser enfraquecido quando os funcionários estão
trabalhando em casa. O estresse causado pela pandemia, licenças e reduções
salariais têm o potencial de motivar os funcionários a cometerem fraudes.
Todas as empresas, independentemente do tamanho, são
vulneráveis a ataques cibernéticos. Embora não seja novo, há um número
crescente de ataques bem-sucedidos divulgados sobre o que seria considerado
como empresas com maior segurança. À medida que as empresas familiares
implementam mais tecnologia ao lado de softwares de gestão e contabilidade,
elas também têm que investir em plataformas de segurança para controlar e
proteger todo o ambiente de TI. Supervisão adicional, treinamento aprimorado,
evasão e protocolos de todos componentes de um plano de segurança de TI eficaz.
Harmonia familiar
Os desafios que as famílias passaram no último ano
enfatizam a importância da empatia e da boa comunicação. Isso é igualmente
verdade em um negócio familiar. Reuniões familiares frequentes e relatórios
aprimorados podem ser usados pelos líderes para explicar a mudança de
estratégias e a lógica para decisões críticas que impactam os familiares,
incluindo distribuições. Quanto mais informações puderem ser compartilhadas,
melhor, a fim de preservar a harmonia familiar e evitar conflitos durante
períodos difíceis. É possível que durante a pandemia alguns membros da família demonstraram
opiniões conflitantes sobre como a empresa deve lidar com fornecedores,
credores e investidores. Criar um fórum para arejar opiniões dissidentes e
resolver formalmente tais disputas pode fortalecer os laços familiares e evitar
o ressentimento contínuo. Comportamentos durante a pandemia podem ter reforçado
a necessidade de criar ou refinar a governança familiar, incluindo delegações
de autoridade e relatórios com informações mais ricas.
Os anos passados também ressaltaram a necessidade de
protocolos de preparação de emergência aprimorados. Tragicamente, algumas
famílias podem não ter sido suficientemente preparadas para uma súbita sucessão
de liderança, tanto dentro da família quanto entre os funcionários da empresa
de gestão, e decisões difíceis tiveram que ser tomadas no meio da tempestade e
não durante um período de águas calmas. Reuniões familiares têm a oportunidade
de avaliar conjuntos de habilidades e discutir honestamente sobre os futuros
líderes do negócio familiar.
A constatação de que a saúde dos familiares ou mesmo vidas
pode ser vulnerável a eventos repentinos fora de seu controle é perturbadora, e
parte da preparação de emergência é criar um planejamento para todos os membros
da família, que organiza as informações necessárias se um membro da família falece
ou se torna incapacitado. Ele fornece um roteiro para informações e documentos
importantes que são essenciais para uma transição mais fácil durante um momento
difícil. Um plano típico inclui a localização de informações de contato,
senhas, documentos de propriedade e extratos de contas de investimento.
Etapas de ação: a lista de verificação pós-pandemia
À medida que você avança da pandemia e considera o futuro, você tomou as
seguintes ações para o seu negócio e sua família?
Lista de verificação de negócios
- Atualize sua estratégia de
negócios;
- Avalie a adequação da
plataforma de negócios para apoiar a nova direção da empresa;
- Avalie orçamentos e
necessidades de caixa;
- Analise o potencial de
refinanciamento de empréstimos com vencimentos de curto prazo;
- Identifique a economia
potencial de despesas operacionais;
- Avalie a adequação dos
controles internos;
- Analise formas de reduzir
a emissão de carbono tanto da empresa quanto de seu portfólio;
- Realize uma avaliação
formal da vulnerabilidade da carteira às mudanças climáticas;
- Crie uma declaração dos
princípios do ESG;
Lista de verificação da família
- Realize uma reunião
familiar para discutir o desempenho da empresa durante a pandemia.
- Redefina as expectativas
dos membros da família sobre retornos de investimentos e fluxos de caixa;
- Atualize a documentação de
governança da família, incluindo planos de sucessão;
- Considere formas de
melhorar a comunicação familiar, incluindo relatórios regulares;
- Desenvolva planos de
preparação de emergência;
- Encoraje todos os membros
da família a preparar um plano de mesa;
- Atualize seus planos de
propriedade e negócios;
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