HABILIDADES NECESSÁRIAS AOS PROFISSIONAIS DE AUDITORIA NA ERA DIGITAL


Criar e usar dados tornou-se um aspecto diário de nossas vidas, inclusive para os profissionais de auditoria. O ambiente de auditoria, influenciado pela tecnologia, está moldando a profissão e pesquisas já identificam quais habilidades são necessárias para que os auditores sejam cada vez mais imprescindíveis nas empresas. Como muitas partes de nossas vidas pessoais e profissionais, a transformação digital está estendendo seu alcance à auditoria. Os dados conduzem nossas vidas, e a profissão de auditoria não está imune a esse fato.

 

Existem hoje várias tecnologias que atualmente afetam ou provavelmente afetarão a profissão de auditoria em breve. É preciso uma compreensão de como diferentes tecnologias podem impactar o futuro da auditoria e o que isso significa para os profissionais da área.

 

A auditoria e a tecnologia juntas, fornecem insights para as organizações e os próprios auditores sobre como eles podem se adaptar de maneira mais eficaz diante de mudanças significativas. Existem vários fatores-chave que sinalizam a necessidade de mudança tecnológica na auditoria e esses impulsionadores incluem o rápido aumento no volume de dados, as mudanças nos modelos de negócios, a mudança para a automação e a demanda por uma abordagem proativa e voltada para o futuro. Essas tecnologias incluem análise de dados, automação de processos robóticos (RPA), tecnologia de drones, inteligência artificial (IA) e tecnologias de nuvem.

 

Pesquisas também apontam que os profissionais de auditoria precisam se adaptar às mudanças nos modelos de entrega de seus clientes, incluindo a necessidade de entender as diversas tecnologias utilizadas. A análise de dados foi considerada a mais madura das tecnologias atualmente usadas pela maioria das empresas de auditoria, enquanto o aprendizado de máquina ainda não está no estágio em que está incorporado na prática diária. Tomada como um todo, a tecnologia também é um catalisador que ajudará a mudar o foco do processo de auditoria de uma visão retrospectiva para uma perspectiva prospectiva.

 

A profissão de auditoria ainda ainda está em um estágio muito inicial da IA ​​e não a incorporou tão profundamente quanto poderia, porém a relação humana entre cliente e auditor continua importante, afinal nem tudo pode ser substituído pela tecnologia. A tecnologia oferece a capacidade de melhorar a qualidade da auditoria e agregar valor a ela, deixando de ser um exercício reativo e retrospectivo para um exercício proativo, preditivo e prospectivo, trabalhando em tempo real. Mesmo em seu contexto tradicional, a tecnologia já oferece oportunidades de produzir auditoriade alta qualidade, que atenda melhor aos seus propósitos existentes.

 

No entanto, se a IA e as tecnologias relacionadas forem totalmente implementadas, isso poderá levantar questões sobre a independência do auditor

Uma habilidade essencial para os profissionais de auditoria para os próximos anos será a flexibilidade para se adaptar a um ambiente de trabalho que continuará a evoluir. Os empregadores precisam estar sintonizados com isso e não podem simplesmente delegar isso à equipe, mas precisarão considerar cuidadosamente o design das funções emergentes.

 

Habilidades técnicas, de comunicação e ética, capacidade de adquirir e usar conhecimento, criatividade, explorar resultados potenciais e gerar novas ideias, conscientização e aplicação de tecnologias, capacidade de antecipar tendências futuras com precisão e habilidades para entender as expectativas do cliente são alguns dos skills apontados nas pesquisas para o profissional de auditoria na era da transformação digital. Apesar do papel do auditor estar mudando de maneira significativa, o ceticismo e a independência profissionais permanecerão importantes.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse