FUNÇÃO DA AUDITORIA INTERNA NAS EMPRESAS


A auditoria interna tem como principal objetivo avaliar e ajudar a administração das empresas a desenvolver suas atribuições de forma adequada, analisando, comentando e recomendando acerca das atividades examinadas. As atividades relacionadas à auditoria interna agregam valor e sugerem melhorias nas operações de uma organização. As organizações almejam posições competitivas e sustentáveis, procurando fazer uma gestão eficaz e rentável, e é nesse contexto que a auditoria interna emerge, apoiando a busca de uma gestão de recursos adequada.

 

A auditora interna é realizada em ambientes diversos, para variados objetivos. Portanto, o auditor deve preocupar-se com todas as fases das atividades da empresa, realizando atividades variadas, como: 1) revisão e avaliação da eficácia e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais; 2) determinação do grau de confiança das informações e dados contábeis preparados; 3) avaliação da qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das suas responsabilidades; 4) avaliação dos riscos estratégicos da empresa; 5) conferência do cumprimento das normas e procedimentos vigentes na legislação, entre outros.

 

Um programa de auditoria interna auxilia a administração e as partes interessadas, identificando e priorizando os riscos por meio de uma avaliação sistemática de riscos. Uma avaliação de risco pode ajudar a identificar quaisquer lacunas no ambiente e permitir que um plano de melhorias ocorra. Ao revisar objetivamente as políticas e procedimentos da organização, a liderança tem a certeza de que está fazendo o que suas políticas e procedimentos dizem que está fazendo e que esses processos são adequados para mitigar seus riscos exclusivos. Ao monitorar e revisar continuamente os processos, também recebem recomendações de controle para melhorar a eficiência e eficácia desses processos.

 

 

O profissional de auditoria interna deve permanecer objetivo e imparcial ao realizar seu trabalho. Quando alguma questão prejudica a objetividade de um auditor interno ou da equipe de auditoria, ocorre uma limitação da eficácia da equipe e consequente redução do valor agregado para a empresa. Uma organização pode reduzir esse risco certificando-se de que a auditoria interna se reporte ao comitê de auditoria da organização ou a um membro do conselho que tenha autoridade de supervisão. A liderança deve se esforçar para não influenciar a auditoria interna para uma conclusão específica.

 

No momento atual de redução de custos, empresários ainda se perguntam se é necessária uma auditoria interna e a verdade é que se seus clientes dependem de você para fornecer serviços eficientes, compatíveis e seguros, a resposta é sim.

A auditoria interna é uma função importante e uma ferramenta valiosa para gerenciar riscos de forma eficaz e adequada. Estamos garantindo que estamos fazendo o que dizemos que estamos fazendo? Existem lacunas em nossas políticas e procedimentos? Existem áreas para melhoria? Estamos cumprindo nossas metas de conformidade? Essas questões importantes são abordadas por meio de auditoria interna.

 

Os programas de auditoria interna são essenciais para monitorar e garantir que todos os ativos do negócios estejam devidamente protegidos contra ameaças. Também verifica se seus processos de negócios refletem suas políticas e procedimentos documentados. Há pelo menos cinco principais razões pelas quais a auditoria interna é importante: 1) melhora a eficiência das operações; 2) avalia riscos e protege ativos; 3) fornece uma visão objetiva; 4) avalia os controles organizacionais e 5) garante conformidade.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse