A auditoria
interna tem como principal objetivo avaliar e ajudar a administração das
empresas a desenvolver suas atribuições de forma adequada, analisando,
comentando e recomendando acerca das atividades examinadas. As atividades relacionadas à auditoria interna agregam
valor e sugerem melhorias nas operações de uma organização. As organizações
almejam posições competitivas e sustentáveis, procurando fazer uma gestão
eficaz e rentável, e é nesse contexto que a auditoria interna emerge, apoiando a busca de uma gestão de
recursos adequada.
A auditora
interna é realizada em ambientes diversos, para variados objetivos. Portanto, o
auditor deve preocupar-se com todas as fases das atividades da empresa, realizando
atividades variadas, como: 1) revisão e avaliação da eficácia e aplicação dos
controles contábeis, financeiros e operacionais; 2) determinação do grau de
confiança das informações e dados contábeis preparados; 3) avaliação da
qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das
suas responsabilidades; 4) avaliação dos riscos estratégicos da empresa; 5)
conferência do cumprimento das normas e procedimentos vigentes na legislação,
entre outros.
Um programa de auditoria
interna auxilia a administração e as partes interessadas, identificando e
priorizando os riscos por meio de uma avaliação sistemática de riscos. Uma
avaliação de risco pode ajudar a identificar quaisquer lacunas no ambiente e
permitir que um plano de melhorias ocorra. Ao revisar objetivamente as
políticas e procedimentos da organização, a liderança tem a certeza de que está
fazendo o que suas políticas e procedimentos dizem que está fazendo e que esses
processos são adequados para mitigar seus riscos exclusivos. Ao monitorar e
revisar continuamente os processos, também recebem recomendações de controle
para melhorar a eficiência e eficácia desses processos.
O profissional de auditoria interna deve permanecer objetivo e imparcial ao realizar seu
trabalho. Quando alguma questão prejudica a objetividade de um auditor interno
ou da equipe de auditoria, ocorre
uma limitação da eficácia da equipe e consequente redução do valor agregado para
a empresa. Uma organização pode reduzir esse risco certificando-se de que a auditoria interna se reporte ao comitê
de auditoria da organização ou a um membro do conselho que tenha autoridade de
supervisão. A liderança deve se esforçar para não influenciar a auditoria interna para uma conclusão
específica.
No momento atual de redução de custos, empresários
ainda se perguntam se é necessária uma auditoria
interna e a verdade é que se seus clientes dependem de você para fornecer
serviços eficientes, compatíveis e seguros, a resposta é sim.
A auditoria
interna é uma função importante e uma ferramenta valiosa para gerenciar riscos
de forma eficaz e adequada. Estamos garantindo que estamos fazendo o que
dizemos que estamos fazendo? Existem lacunas em nossas políticas e
procedimentos? Existem áreas para melhoria? Estamos cumprindo nossas metas de
conformidade? Essas questões importantes são abordadas por meio de auditoria interna.
Os programas de auditoria interna são essenciais para monitorar e garantir que
todos os ativos do negócios estejam devidamente protegidos contra ameaças.
Também verifica se seus processos de negócios refletem suas políticas e
procedimentos documentados. Há pelo menos cinco principais razões pelas quais a
auditoria interna é importante: 1)
melhora a eficiência das operações; 2) avalia riscos e protege ativos; 3)
fornece uma visão objetiva; 4) avalia os controles organizacionais e 5) garante
conformidade.
Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL,
que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate
finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial
e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail
taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias
certificadas para a realização das atividades.