ENTENDA O LAUDO DE AVALIAÇÃO


Um laudo de avaliação é elaborado por peritos para apresentar conclusões a respeito de estimativas de preços os valores de um bem. Funciona como uma prova técnica de valor para uma determinada finalidade, situação e data. Geralmente ele é exigido em processos judiciais que envolvem valores controversos ou sem definição explícita. Alguns exemplos da exigência do laudo de avaliação são casos de ação revisional de contratos de locação de imóveis comerciais, cálculos dos valores de mercado e de liquidação forçada ou venda compulsória atendendo requisitos das entidades financeiras. Também em casos de alienação fiduciária, hipotecas, garantias e penhoras.

 

O poder público também pode exigir laudo de avaliação em casos de desapropriações ou para fins de tributação. Já as empresas privadas para atender assuntos fiscais, contábeis ou gerenciais, além de casos de incorporação, fusão, cisão, dissolução de sociedades ou ajustes de avaliação patrimonial.

 

Para se escrever um laudo de avaliação muitos dados são coletados e analisados, a fim de que as principais conclusões e recomendações com as partes interessadas internas e externas sejam devidamente compartilhadas. Por isso, ele é considerado um relatório técnico de análise e só pode ser realizado por profissionais regularmente inscritos no conselho de classe.

 

Um laudo de avaliação deve ser elaborado, contemplando no mínimo os seguintes tópicos: identificação do solicitante, identificação do proprietário em caso de não ser o solicitante, objetivo da avaliação, ressalvas e fatores limitantes, identificação e características do bem avaliado, indicação dos métodos e procedimentos utilizados, pesquisa de valores, memória de cálculo, local e data da realização do trabalho e qualificação e assinatura dos responsáveis.

 

Percebe-se que a realização de um laudo de avaliação é uma tarefa complexa, pois utiliza-se de várias metodologias que se complementam, apesar de individualmente terem suas especificidades.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse