ENTENDA A ESTRUTURA DA AUDITORIA CONTÍNUA


O aumento da responsabilidade corporativa e a pressão regulatória levam os profissionais de auditoria a desenvolver novas maneiras de aumentar a eficácia e a eficiência em seu trabalho. As revisões anuais são muitas vezes insuficientes. Consequentemente, a auditoria contínua é necessária para atender às necessidades das partes interessadas de uma empresa.

 

A auditoria contínua testa as transações com base em critérios prescritos, identifica anomalias e é de responsabilidade do auditor. Hoje, as empresas estão investimento mais tempo e dinheiro em auditoria contínua. No entanto, o sucesso é limitado a algumas organizações maiores com os recursos necessários para realizar sua implementação porque às vezes, uma empresa gasta um valor relevante para implementar esses processos, mas não obtém valor deles, porque não conhece os métodos apropriados que precisam usar na implementação dos procedimentos da auditoria contínua.

 

As empresas não precisam de ferramentas complexas de análise de dados ou de um grande orçamento para empregar um programa eficaz de auditoria contínua. As organizações no mercado de software de auditoria podem tirar proveito de uma variedade de ferramentas. Aqueles com pouco ou nada para gastar ainda podem obter uma auditoria contínua eficaz com ferramentas simples, mas poderosas, como o Excel, e pensando de forma diferente sobre os dados que já possuem.

 

O teste de controles da auditoria interna, por exemplo, é baseado no risco e geralmente realizado meses após a ocorrência das atividades de negócios. O teste é baseado em uma abordagem de amostragem e inclui revisões de políticas, procedimentos, aprovações e reconciliações. Hoje, reconhece-se que essa abordagem oferece aos auditores internos um escopo restrito de avaliação e, às vezes, é tarde demais para ter valor real para o desempenho do negócio ou a conformidade regulatória. A auditoria contínua é um método usado para realizar avaliações de controle e risco de forma automático e com mais frequência.

 

A auditoria contínua se concentra em testar a prevalência de um risco e a eficácia de um controle. Uma estrutura e procedimentos detalhados, juntamente com a tecnologia, são fundamentais para permitir essa abordagem.

 

A auditoria contínua oferece outra maneira de entender riscos e controles e aprimora a amostragem de revisões periódicas a testes contínuos. Importante salientar que ela não se destina a substituir a auditoria tradicional, mas deve ser usada como uma ferramenta na implementação de certos procedimentos de auditoria padrão, para aprimorar a metodologia e a eficácia da auditoria. Por exemplo, a auditoria contínua pode ocorrer por meio da análise de tendências nas contas de despesas para identificar variações ou direcionadores e alertar a equipe de auditoria sobre um possível problema.

 

Os resultados da auditoria contínua são incorporados ao processo de identificação e avaliação de riscos da auditoria interna, o que pode ajudar na alocação de recursos. O processo então se repete ou continua pelas mesmas etapas, adicionando itens mais complexos.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse