EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL


Por meio da UNICEF e sua Declaração Universal dos Direitos da Criança, e20 novembro de 1959, a data em sua comemoração passou a vigorar anualmente na maioria dos países. No Brasil, algumas décadas antes já se tentava padronizar uma data para os pequenos. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças no país.


Embora o Brasil continue combatendo problemas erradicados em várias partes do mundo, como exploração pelo trabalho infantil e violência doméstica, algumas ações ligadas à educação como caminho para viabilizar um ciclo sustentável de desenvolvimento moral e financeiro ao longo dos anos, tem sido objeto de atenção. Uma delas é a implantação da educação financeira infantil no Brasil.

 

Antes do início da pandemia, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou como abaixo do desejável o grau de educação financeira dos brasileiros, no período de 2015 a 2018. Já segundo a pesquisa Raio-X do Investidor, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (AMBIMA), 62% da população brasileira não conseguiu guardar dinheiro em 2019, iniciando o ano de 2020 sem nenhuma reserva financeira. Paralelamente, de acordo com dados do Ibope Inteligência, apenas 21% dos internautas do país receberam orientações sobre como cuidar do próprio dinheiro ainda na infância. A maioria dos entrevistados que recebeu noções básicas de Finanças relata que isso ocorreu mais tarde, 38% na adolescência e 14% na fase adulta.

 

Se pensarmos que após essas pesquisas, enfrentamos uma pandemia que ainda se encontra no caminho da erradicação e deixou consequências sérias na economia, a visão do futuro parece desanimadora. Mas com relação à educação, um aspecto nos permite pensar de forma positiva em um futuro diferente. Isso porque o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Comissão de Valores Imobiliários (CVM), está capacitando, por meio de um programa de incentivo à educação financeira, professores do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais e militares de todo o país. Com cursos gratuitos, por meio de uma plataforma on-line, os profissionais terão conhecimento para fazer com que temas como planejamento financeiro, gestão das finanças pessoais e investimentos façam parte do dia a dia de crianças e adolescentes. O objetivo é capacitar 500 mil professores nos próximos três anos. Ou seja, agora a educação financeira está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevendo um mínimo que deve ser ensinado nas escolas do país, desde a educação infantil até o ensino médio.

 

Levando em conta que, de acordo com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), um a cada três estudantes aprendem a poupar dinheiro depois de participar de projetos de educação financeira, inserir o tema nas escolas significa avanço para o Brasil e um vislumbre de que em alguns anos, nossa cultura poderá diferente da atual e uma semente para a redução das desigualdades sociais. A educação financeira infantil é primordial para as novas gerações, principalmente se considerarmos as recentes mudanças no mundo do trabalho, que implicam em demandas de pessoas com tomadas de decisões seguras e conscientes.

 

Em meio à pandemia, muitas ações infantis foram noticiadas, trazendo esperança de um futuro de oportunidades. Segundo a B3, em um ano o número de investidores com até 15 anos de idade cadastrados aumentou 65,5%. A Bolsa de Valores tem 10.210 contas registradas no nome de menores de até 15 anos, de acordo com os dados de julho deste ano. Do total, 5.693 são de meninos (R$ 1,57 bilhão) e 4.517 de meninas (R$ 0,21 bilhão). Juntos, investem R$ 1,79 bilhão em ativos. Esses números mostram que a educação financeira está tomando forma no Brasil.

 

A educação financeira infantil é responsável pela criação de gerações preocupadas com o desenvolvimento econômico, que ao ser promovido também interfere positivamente no desenvolvimento sustentável. Pensar em educação financeira é também pensar em desenvolver valores éticos e incentivar escolhas responsáveis.

 

A TATICCA - ALLINIAL GLOBAL valoriza a infância e acredita no poder transformador das crianças.

 

Feliz Dia das Crianças!

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