DIGITALIZAÇÃO NA AUDITORIA


A disrupção tecnológica tem exigido uma revisão e uma expansão significativa da base de conhecimento pelos aspirantes a contadores e profissionais de auditoria. Além do profundo conhecimento contábil, eles também precisam ser grandes pensadores críticos para exercer o julgamento profissional. Além de se beneficiarem de uma boa compreensão de linguagens de computador, bem como cursos para desenvolver habilidades analíticas e de comunicação escrita, como escrita avançada ou até lógica e filosofia, e aulas que enfatizam as habilidades de apresentação verbal.

 

A auditoria hoje gira cada vez mais em torno de estimativas de avaliação. Os profissionais precisam ser capazes de entender a modelagem de avaliação e os dados subjacentes aos cálculos. Daí a importância da análise de dados e das finanças. A conclusão é que, para ser um profissional de auditoria bem-sucedido do século 21, é preciso um aprendizado alé do curso de graduação tradicional.

 

A digitalização da auditoria, por exemplo, é um esforço contínuo. O primeiro grande componente do que podemos chamar de auditoria digital é a automação da coleta e preparação de dados. Isso pode incluir a automação do processo de documentação de auditoria, estabelecendo um processo único para todas as trocas de informações entre auditor e auditado. Também pode incluir a automação das atividades de preparação de dados de auditoria, ou seja, validação, extração e processamento. Nesse caso, o auditor pode ser auxiliado por um software que pode ser programado para realizar tarefas básicas repetitivas em aplicativos e fontes de dados que imitam a ação humana, o que também é conhecido como automação de processos robóticos ou RPA.

 

O segundo componente principal da auditoriadigital é a análise de dados. Assim que os primeiros conjuntos de dados são registrados e os auditores estão  confiantes de que atendem a determinados critérios, eles podem começar a analisá-los. Os dados podem ser estruturados, por exemplo, em tabelas do Excel, extrações de banco de dados, arquivos de log ou formulários. Também podem ser não estruturado, por exemplo, como texto, imagens, sons ou vídeos.

Existem diferentes ferramentas e métodos que podem ser usados ​​para ajudar os profissionais de auditoria a gerenciar a grande quantidades de dados de forma a permitir que eles identifiquem riscos e obtenham insights para ajudá-los a exercer seu julgamento profissional, baseando sua opinião em fatos.

 

Existem muitas técnicas diferentes baseadas em dados que já estão disponíveis para o profissional de auditoria. Um subconjunto específico é o aprendizado de máquina, uma técnica que se baseia no desenvolvimento de algoritmos e modelos estatísticos que o computador pode usar para realizar uma tarefa específica sem mais instruções. Além disso, o aspecto de aprendizagem refere-se ao fato de que essas técnicas melhoram com o tempo, à medida que são expostas a mais dados.

 

Os profissionais de auditoria têm acesso a grandes quantidades de dados. Eles podem usá-los para coletar evidências de forma mais eficaz para apoiar sua opinião. Algumas técnicas digitais são ferramentas muito poderosas que o auditor pode empregar para atingir seus objetivos de auditoria. Embora essas técnicas até agora não tenham sido amplamente utilizadas como parte de uma auditoria de demonstrações financeiras, em outras áreas elas provaram seu valor agregado. As barreiras e obstáculos que impedem o uso dos auditores podem ser superados, se necessário.

 

A verdade é que o mundo está cada vez mais digital. Hoje a realidade são os dados. As regras são implementadas como procedimentos e algoritmos eletrônicos. Como consequência, a auditoria deve se tornar cada vez mais digital para lidar com a nova realidade do mercado.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse