É importante que os empresários tenham a mentalidade de que a exigência
para adequação à LGPD não surgiu
para impedir as empresas e organizações de coletarem dados pessoais, mas sim
para regulamentar esse trabalho, visando a segurança da sociedade como um todo,
visto que é a cada dia mais movida a geração de dados. Com essa visão, para
alguns especialistas, a LGPD levará o país para um outro patamar nesse quesito,
contribuindo para o desenvolvimento sociocultural de direito dos cidadãos.
O processo de adequação à LGPD
envolve toda uma revisão dos processos internos da empresa e é importante que
as alterações entrem em vigor, trazendo políticas claras de segurança e
reduzindo assim, os riscos do uso inadequado de informações pessoais, bem como
de violações, invasões ou vazamento de informações.
Impulsionada pelo avanço das tecnologias, digitais, a adequação à LGPD nas empresas inaugura
uma nova cultura de privacidade no Brasil. A nova legislação reflete e
oficializa o entendimento de que os dados pessoais têm um valor muito relevante
e devem ser protegidos. Após a adequação
à LGPD, o uso de dados atualizados possibilitará uma comunicação clara com
a sociedade, o que propiciará uma valorização do marketing e aumento da
credibilidade no mercado.
O Brasil enfrenta hoje desafios na adequação
à LGPD, mas não é diferente aos que ocorrem no mundo inteiro. Segundo
especialistas, a lição aprendida nesse primeiro ano de vigência é de que é
possível garantir a proteção dos dados pessoais. Além do cumprimento da lei, há
melhoria na confiabilidade, reputação e credibilidade das empresas.
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requerimentos da LGPD.