DESAFIOS ENFRENTADOS NA ADEQUAÇÃO À LGPD


É importante que os empresários tenham a mentalidade de que a exigência para adequação à LGPD não surgiu para impedir as empresas e organizações de coletarem dados pessoais, mas sim para regulamentar esse trabalho, visando a segurança da sociedade como um todo, visto que é a cada dia mais movida a geração de dados. Com essa visão, para alguns especialistas, a LGPD levará o país para um outro patamar nesse quesito, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural de direito dos cidadãos.

 

O processo de adequação à LGPD envolve toda uma revisão dos processos internos da empresa e é importante que as alterações entrem em vigor, trazendo políticas claras de segurança e reduzindo assim, os riscos do uso inadequado de informações pessoais, bem como de violações, invasões ou vazamento de informações.

 

Impulsionada pelo avanço das tecnologias, digitais, a adequação à LGPD nas empresas inaugura uma nova cultura de privacidade no Brasil. A nova legislação reflete e oficializa o entendimento de que os dados pessoais têm um valor muito relevante e devem ser protegidos. Após a adequação à LGPD, o uso de dados atualizados possibilitará uma comunicação clara com a sociedade, o que propiciará uma valorização do marketing e aumento da credibilidade no mercado.

 

O Brasil enfrenta hoje desafios na adequação à LGPD, mas não é diferente aos que ocorrem no mundo inteiro. Segundo especialistas, a lição aprendida nesse primeiro ano de vigência é de que é possível garantir a proteção dos dados pessoais. Além do cumprimento da lei, há melhoria na confiabilidade, reputação e credibilidade das empresas.

 

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