COOPERATIVAS SÃO OBRIGADAS A REALIZAR AUDITORIA


As cooperativas estão obrigadas a contratar auditoria, conforme dita o artigo n° 112 da lei n° 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativistas, e dá outras providências. Por isso, garantir uma auditoria anual dos registros financeiros da cooperativa serve para certificar que os valores apresentados correspondam à realidade, eles precisam ser validados por uma empresa que realize auditoria de cooperativa.

 

A administração é responsável por salvaguardar, auditar e avaliar os recursos financeiros da cooperativa. A auditoria de cooperativa é uma parte fundamental da responsabilidade do administrador, e o custo da auditoria deve ser considerado uma despesa normal do negócio. Se a administração for negligente em estabelecer e monitorar as operações de sua cooperativa, os diretores podem ser responsabilizados.

 

Os métodos de contabilidade devem ser precisos e consistentes. Uma auditoria de cooperativa identificará deficiências na precisão e consistência, pois procedimentos sem consistência deixam de ser confiáveis ​​para fins de análise e tomada de decisão. Também é preciso se certificar que a divulgação seja completa. Em muitos casos, o que não é relatado costuma ser mais importante do que o que é relatado. Uma auditoria de cooperativa ajudará a garantir que a divulgação completa do bem-estar financeiro do negócio foi realizada.

 

Outro motivo pelos quais uma auditoria de cooperativa é necessária são os credores e fornecedores, que podem exigir uma auditoria antes de o crédito ser concedido e exigem uma auditoria contínua como parte dos contratos de empréstimo.

 

A TATICCA – ALLINIAL GLOBAL realiza auditoria e emite relatórios sobre as demonstrações financeiras e demais relatórios das entidades do terceiro setor, incluindo auditoria de cooperativas, em observância às orientações do Conselho Federal de Contabilidade – CFC e das próprias entidades. Entre em contato para saber mais sobre os aspectos práticos da auditoria de cooperativas.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse