Auditoria e consultoria são dois
segmentos confundidos no âmbito empresarial. Embora trabalhem de forma similar,
o serviço de auditoria é diferente
do serviço de consultoria. Entenda
abaixo a diferença:
Auditoria
A auditoria analisa as demonstrações financeiras e verifica se os
registros realizados refletem a realidade da empresa. É utilizada por empresas
de capital aberto para certificar aos acionistas a integridade dos lançamentos
contábeis.
É função da auditoria avaliações de procedimentos e transações que impactem nas
demonstrações financeiras. Diferente da consultoria,
a auditoria não atua nas áreas operacionais da empresa, como por exemplo em uma
área de estoques ou de recursos humanos. Ela atende as áreas apenas
contabilmente.
Ao contratarem a auditoria, as empresas esperam que os
auditores analisem e validem as informações financeiras, se as operações
realizadas cumprem normas e políticas internas e também garantam se as
aplicações dos recursos realmente foram benéficas para a empresa.
Um trabalho de auditoria é construído por etapas, que
compreendem, principalmente, mapeamento dos processos, identificação dos riscos
e dos controles internos existentes para minimizar esses riscos, testes dos
controles internos e obtenção de evidências, para que então o auditor possa
formar sua opinião e também apresentar contribuições para melhorias.
Consultoria
A consultoria analisa todas as áreas da empresa, conforme contrato de
serviço acordado com a empresa solicitante. Com uma visão mais abrangente,
diferente da auditoria, ela
identifica na prática possíveis distorções e sugere correções para melhor
lucratividade e segurança no âmbito operacional.
Os serviços de consultoria processam e interpretam
dados relacionados com a gestão do negócio. Sendo assim, diferente da auditoria, elas ajudam as empresas com
soluções estratégicas relacionadas às operações. Além de levantar informações
relevantes, a consultoria também faz um diagnóstico da realidade da empresa e
sugere mudanças e estratégias para melhorias.
Assim como a auditoria, a consultoria
pode ser interna ou externa, onde as internas são realizadas por funcionários
da própria empresa e as externas por empresas especializadas.
Apesar dessas diferenças, tanto a
auditoria quanto a consultoria têm em seu rol de objetivos
a preocupação de realizar um serviço de qualidade que auxilie a empresa na
solução de seus problemas e forneça sugestões para a melhor forma de gestão.
Entre em contato com a TATICCA Auditores
Independentes para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail
taticca@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 30623000 e saiba mais. Nossa
empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui
metodologias certificadas para a realização das atividades.