AUDITORIA DE PROCESSOS EM TEMPOS DE PANDEMIA


As avaliações e sugestões dos auditores aos riscos de erros e fraudes nas demonstrações financeiras são fundamentais para a qualidade da auditoria. As avaliações de risco no ambiente atual são diferentes de qualquer outra, os clientes estão lidando com mudanças significativas em seus negócios, no ambiente de trabalho e na economia em geral como resultado da pandemia da COVID-19. Apesar das complexidades adicionais, os auditores se concentram em auditoria de processos de alta qualidade que cumpram totalmente os padrões de objetividade e ceticismo profissional.

 

Para avaliar o risco em uma auditoria de processos, os auditores entendem o setor, as operações e a estrutura de capital do cliente. Muitos auditores ainda não estão presencialmente nos clientes e o acesso aos documentos mudou, juntamente com a capacidade de conversar com a equipe de contabilidade do cliente, exigindo um planejamento mais robusto e antecipado.

 

A transição para o trabalho remoto foi possível graças ao aproveitamento da tecnologia, e empresas de todos os tamanhos estão investindo em ferramentas de transformação e tecnologias de inovação, que facilitam inclusive a auditoria de processos. Os auditores estão usando tecnologia para extrair dados do negócio e realizar análises remotamente, podendo também examinar grandes quantidades de dados e relacionamentos, filtrar dados para identificação e se concentrar em transações de alto risco, criando etapas de auditoria responsivas.

 

Ainda assim, os recursos tecnológicos de clientes podem ser um desafio significativo para a auditoria de processos. Alguns clientes possuem sistemas e profissionais sofisticados, mas muitos ainda não investiram pesado em novas tecnologias, além das mudanças nas operações e fechamento de filiais como resultado da pandemia, que afetam significativamente os controles e as avaliações de risco.

 

Em um ambiente normal, os auditores reavaliariam os riscos de auditoria, caso houvessem mudanças na empresa durante o ano, mas com a pandemia muitas mudanças foram impulsionadas e as empresas reconhecem algumas situações que devem ser avaliadas e discutidas como inesperadas. Um dos objetivos da auditoria de processos tem sido incutir confiança contínua nos clientes e reguladores, sem abandonar a necessidade de avaliar a cadeia de suprimentos, porém adaptando o trabalho de acordo com a situação atual.

 

Com bons auditores e verificação contínua de processos críticos, a auditoria de processos pode ajudar e muito às empresas a fazer melhorias de qualidade significativas. Uma auditoria de processos robusta, que vai além da verificação básica, prova que a qualidade é a principal prioridade para os líderes e a organização como um todo.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse