AUDITORIA CONTÁBIL E SUA IMPORTÂNCIA


Os benefícios da auditoria contábil refletem-se na sociedade, promovendo credibilidade e veracidade das informações, o que contribui para a estabilidade das empresas e consequentemente, garantia de empregos. Também, a autoridade tributária se beneficia, porque a auditoria contábil contribui para o correto cumprimento das leis fiscais.

 

Muitos outros benefícios decorrem da realização de auditoria contábil, por esse motivo não só empresas de capital aberto que possuem a obrigatoriedade para fins legais, mas outras empresas optam pelo serviço, pois enxergam nele a busca pela transparência e melhoria de sua imagem no mercado, além de apresentar informações exatas e detalhadas aos seus sócios, aumentando a credibilidade.

O objetivo de uma auditoria contábil é formar uma visão sobre se as informações apresentadas das demonstrações contábeis, tomadas como um todo, refletem a posição patrimonial, financeira e econômica da organização em determinada data. A administração da organização prepara as demonstrações contábeis, de acordo com os requisitos legais e os padrões de relatórios financeiros. Os diretores da organização aprovam e os auditores externos iniciam seu exame, entendendo as atividades da organização e considerando os problemas econômicos e industriais que podem afetar o negócio durante o período de relatório. Para cada atividade principal listada das demonstrações contábeis, os auditores externos identificam e avaliam quaisquer riscos que possam ter impacto significativo na posição financeira ou desempenho financeiro, bem como algumas das medidas (chamadas controles internos) que a organização implementou para mitigar esses riscos.

Com base nos riscos e controles identificados, os auditores externos consideram o que a gerência fez para garantir que as demonstrações contábeis sejam exatas e examinam as evidências de apoio. Os auditores externos então fazem um julgamento sobre se as demonstrações contábeis apresentadas como um todo refletem uma visão verdadeira e justa dos resultados financeiros e posição da organização e seus fluxos de caixa, e se está em conformidade com as normas de contabilidade nacionais e internacionais. Finalmente, os auditores elaboram um relatório de auditoria, que apresenta sua opinião para os acionistas ou membros da organização.

Os auditores externos discutem o escopo do trabalho de auditoria com a organização, os diretores ou a gerência, podendo solicitar a realização de procedimentos adicionais. Os auditores externos mantêm a independência da administração e dos diretores para que testes e julgamentos sejam feitos objetivamente. Os auditores externos determinam o tipo e a extensão dos procedimentos de auditoria que serão executados, dependendo dos riscos e controles que identificaram.

A administração da empresa auditada conta com os benefícios da auditoria contábil, pois recebe, além da opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis, sugestões de melhorias nas operações e dicas para obter informações atualizadas e que agregam na tomada de decisão.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse