AUDITORIA CONTÁBIL E SEU VALOR COMO PROFISSÃO


Os auditores externos são contadores certificados, que trabalham como independentes de uma empresa, examinando as demonstrações financeiras preparadas pela administração da mesma. A auditoria contábil garante que todas as declarações feitas nas demonstrações financeiras da empresa são precisas e verdadeiras.

 

A auditoria contábil vem ganhando um grau cada vez maior de importância no mercado, principalmente devido à globalização e a procura pelos investidores que querem aplicar seus recursos em empresas transparentes e seguras. Nesse caso, a auditoria contábil fornece informações essenciais para investidores, pois aumenta a transparência dos dados divulgados pelas empresas. Também é muito importante nos processos de aquisições, incorporações ou dissoluções de sociedades, reconhecendo e avaliando a parte financeira da empresa e os componentes patrimoniais.

 

Em nosso país é extremamente necessário falar sobre auditoria, já que as fraudes e a corrupção se tornaram frequentes e é essencial que o nível de confiança seja recuperado. O Brasil ainda é carente de profissionais de auditoria e atualmente o mercado faz pressão para que as empresas implementem controles rígidos para evitar as fraudes e garantir a conformidade dos seus procedimentos. A crescente informatização dos órgãos governamentais também tornou a fiscalização tributária mais eficiente, trazendo às empresas a demanda de auditores capazes de detectar falhas e inconsistências.

 

Como os investidores e credores precisam confiar nas demonstrações financeiras ao tomar suas decisões de investimento e crédito, é imperativo que o processo de relatório financeiro seja confiável. É esperado que a auditoria contábil se comportem de maneira totalmente ética, inclusive ajudando a garantir a integridade no processo de denúncia. Aqueles que estão se preparando para ingressar na profissão contábil devem fazê-lo com essa intenção.

 

 

Os avanços na tecnologia eliminaram muitas partes de processamento de números e coleta de dados, além de oferecer ferramentas analíticas poderosas. Portanto, os profissionais de auditoria também devem acompanhar as tendências da tecnologia.

 

A profissão contábil tem crescido devido ao aumento da complexidade, tamanho e número de negócios e às frequentes mudanças nas leis tributárias. Todos esses fatores abrem oportunidades para que os contadores busquem especialização adequada e atuem na auditoria contábil. Além de ter cursado Ciências Contábeis, para atuar como auditor, o profissional de contabilidade deve ter registro no CRC e conhecer as normas de auditoria, na teoria e aplicação prática. Além disso, alguns setores só podem ser auditados por profissionais cadastrados na CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

 

Um auditor profissional competente nos negócios agrega valor inestimável para a empresa, pois precisa ter uma mente inquisitiva e fundamentada em seu conhecimento das finanças. Usando suas habilidades e compreensão do ambiente em que opera, os profissionais da auditoria contábil fazem perguntas desafiadoras, pois sua formação em contabilidade permite-lhes adotar uma abordagem pragmática e objetiva na resolução de problemas, tornando o seu trabalho valioso para a administração, especialmente em pequenas e médias empresas, onde os contadores profissionais são muitas vezes os únicos membros da equipe profissionalmente qualificados.

 

A procura por auditores vem aumentando nos últimos anos e independente da demanda nas empresas, o país precisa de novos profissionais. A auditora contábil requer profissionais com muita qualificação prática e teórica, pois isso é uma profissão cada vez mais valorizada.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse