AUDITORIA COMO ATIVIDADE ESSENCIAL PARA O SUCESSO DA SUA EMPRESA


Seguir os procedimentos de auditoria adequados auxilia as empresas em, além de avaliar sua situação financeira adequadamente, a evitar problemas fiscais. A auditoria operacional e de conformidade são dois tipos de auditoria que as empresas utilizam para aumentar a produtividade e planejar corretamente seu futuro.

 

A auditoria operacional determina a eficiência operacional de uma empresa e pode tanto avaliar a organização como um todo como apenas um dos seus departamentos. A auditoria operacional examina por exemplo, fatores como compras, sistemas de dados e logística. Basicamente, é um exame e avaliação de atividades específicas e como elas contribuem para o crescimento geral de uma empresa. No geral, a auditoria operacional é responsável ​​por determinar se os controles internos operacionais e financeiros apropriados estão implementados e funcionando adequadamente em todas as unidades operacionais da empresa.

 

Quer os objetivos de uma auditoria operacional sejam focados em eficiência ou eficácia, eles só serão alcançados com a aplicação de algum tipo de melhoria de processo. O cumprimento bem-sucedido dos objetivos de uma auditoria operacional requer alguma forma de melhoria do processo. Assim, um dos primeiros passos em uma auditoria operacional é identificar os processos que estão sendo revisados.

 

Já a auditoria de conformidade ou de compliance, difere da auditoria operacional. É utilizada para determinar se uma empresa está seguindo os controles e diretrizes internas, como estatutos, políticas e procedimentos corporativos, ou seja, se cumpriu ou não a legislação e regulamentos exigidos no setor. Esse tipo de auditoria é especialmente importante nos setores onde as atividades são regulamentadas e é essencial para que as empresas identifiquem conformidades e não conformidades, avaliando a legislação aplicável do setor e entendendo quais os riscos em caso de não conformidade.

Tanto a auditoria operacional quanto a de conformidade geralmente são conduzidas por uma equipe de auditoria interna e os principais envolvidos são as equipes de gestão. Muitas vezes elas são realizadas em paralelo com a auditoria financeira, que servem para garantir que as demonstrações financeiras da empresa estejam corretas, visto que também podem afetar as operações da empresa, uma vez que muitas atividades dependem de gastos e atividades geradoras de receita.

 

O objetivo de cada auditoria é fornecer um serviço que vai identificar oportunidades para aprimorar os processos de controle e introduzir eficiência nas operações, se tornando uma uma atividade essencial, principalmente para os pequenos empresários.

 

Também existem componentes éticos na auditoria operacional e de conformidade. Ambos os tipos de auditoria oferecem à administração a oportunidade de garantir a boa imagem da sua empresa. A auditoria operacional garante que os recursos estejam sendo usados ​​com sabedoria, mas também leva em consideração as leis estaduais e federais, garantindo que a força de trabalho está sendo maximizada para eficiência e lucro, mas sem recursos ilegais.

 

A auditoria operacional pode revelar vários problemas de conformidade e pode iniciar uma demanda por auditoria de conformidade, que tem uma dimensão ética inerente e é projetada para garantir que as empresas operem de acordo com a legalidade.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse