ASPECTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA AUDITORIA CONTÍNUA


A implementação de um modelo de auditoria contínua pode ser mais complicada no início, mas é um processo que cresce à medida que cresce a maturidade e entendimento da função de auditoria. Os objetivos iniciais do projeto estão focados no desenvolvimento de um modelo e na implementação de processos para descobrir e analisar padrões, identificar anomalias e extrair outras informações úteis nos dados.

 

É recomendável começar com o desenvolvimento do modelo de auditoria contínua e planejar a expansão da capacidade de seus sistemas à medida que aumenta sua compreensão dos dados da organização e dos conceitos subjacentes. Após o desenvolvimento, o próximo passo é alinhar o modelo de auditoria contínua com a metodologia e os processos de auditoria interna. A auditoria contínua emprega conjuntos de habilidades e recursos diferentes das abordagens tradicionais. No entanto, a metodologia utilizada para realizar a função não é assim tão diferente, pois a auditoria contínua é uma função, como a auditoria operacional ou auditoria de TI, que ajuda a gestão da auditoria interna a atingir seus objetivos.

 

Antes de se iniciar um projeto de auditoria contínua, é preciso identificar os processos críticos de negócios que devem ser seu objeto. Esses processos devem ser cruzados com os principais riscos da organização, conforme identificados pela liderança e pelos programas de gerenciamento de riscos corporativos. Depois deve ser criada uma lista de todos os processos de negócios e dados disponíveis desses processos.

 

A maioria dos departamentos de auditoria interna têm à sua disposição um controle de risco e detalhamento dos processos e recursos usados pela organização para atingir seus objetivos e metas. As informações são revisadas periodicamente e a auditoria interna ajusta seu plano de auditoria com base em novas informações. A auditoria contínua nesse caso será usada para iniciar as atividades do plano de auditoria e ampliar a cobertura da auditoria interna e aumentar o conhecimento da organização com base em riscos à medida que os dados são coletados, analisados ​​e relatados.

 

A auditoria interna aloca recursos com base no resultado da avaliação de riscos corporativos. Como uma avaliação de risco empresarial, o plano de auditoria está em constante evolução e mudança. O ano de implementação requer a criação de um inventário permanente dos sistemas de informação dos negócios atuais e futuros e a identificação de recursos externos. Isso pode fazer com que a implementação demore mais, mas permitirá que o processo amadureça muito mais rápido.

 

Outros aspectos da implementação da auditoria contínua envolve a identificação das regras que orientarão a atividade. Também envolve determinar a frequência do processo, considerando-se o custo, risco e benefício, levando em conta que após o primeiro ano de implementação, essa etapa se tornará mais refinada à medida que a auditoria interna se familiariza com o processo de auditoria contínua e com as informações produzidas.

 

Depois da implementação e definida a frequência, serão gerenciados os resultados. As informações da auditoria contínua são analisadas em relação a medidas internas e externas para determinar o impacto das descobertas, bem como as próximas etapas. Por fim, na conclusão de cada atividade de auditoria contínua, os resultados devem ser apresentados à administração em tempo hábil e em um relatório consistente e formal que inclua observações e insights sobre riscos, controles e consequências associadas às constatações.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse