Percebe-se no mercado muitas necessidades de
atuação da Auditoria Interna, e com isso, via de regra o plano
estratégico desta atuação deve ser periodicamente revisado e ajustado. Neste
sentido, uma análise da matriz SWOT da Auditoria Interna é
satisfatoriamente reconhecida como uma alternativa de se identificar os
principais fatores internos e externos que são importantes para alcançar a
estratégia definida.
A análise SWOT é indicada para fazer diagnóstico de
ambientes, internos ou externos à organização, e que estrategicamente fornece
técnicas para identificação, no ambiente interno, das forças e fraquezas, e no
ambiente externo, das oportunidades e ameaças. Sendo a Auditoria
Interna uma atividade independente e que presta assessoria, examinando
a adequação, eficiência e eficácia das operações e desempenho das áreas,
objetivos e políticas da organização, depende de ferramentas que busquem
informações verossímeis ao objetivo da auditoria.
A matriz SWOT da Auditoria Interna é
constituída de quatro elementos, sendo: 1) FORÇAS, que se caracterizam pelas
habilidades, ações positivas e competências da organização. 2) FRAQUEZAS, que
são as características negativas, ou seja, pontos onde a ausência da capacidade
gera problemas ou falta de controle. 3) AMEAÇAS, que correspondem às
características externas que são negativas e não podem ser controladas e as 4)
OPORTUNIDADES as características externas que influenciam positivamente na
gestão.
Ao construir uma matriz SWOT, a Auditoria
Interna alcança uma rica contribuição à qualidade dos trabalhos, pois
está atenta aos pontos fracos e fortes e à adequação entre os fatores externos
e internos, desenvolvendo um diagnóstico estratégico e eficaz. A SWOT torna-se
assim, parte integrante de métodos de planejamento estratégico, que analisa os
cenários, compila as informações coletadas através dos quatro elementos e gera
uma matriz de forma estruturada. Além de ser uma ferramenta estratégica, também
potencializa o foco e direciona os resultados, fornecendo credibilidade às
informações obtidas pela equipe de Auditoria Interna.
Abaixo, em detalhes, tópicos relacionados aos
quatro elementos da SWOT:
FORÇAS
ü Visão,
missão, valores e documentos de auditoria interna definidos,
bem como papéis, responsabilidades e relatórios claros, concisos e objetivos;
ü Políticas,
procedimentos e manuais, incluindo padrões e modelos de relatórios formais;
ü Planos
individuais de treinamento e possibilidade de certificação de pessoal;
ü Acompanhamento
formal de recomendação e processo estabelecido para se identificar pontos de
atenção;
ü Relacionamento
construtivo com a alta administração, equipe de auditoria e
demais entes relacionados;
ü Garantia
de qualidade e programa de melhoria continua devidamente formalizado e em
funcionamento;
ü Uso
do Sistema Integrado de Auditoria, incluindo o processo de
acompanhamento de recomendações;
FRAQUEZAS
ü Pessoal
limitado;
ü Mudanças
significativas no pessoal;
ü Lacuna
do conhecimento institucional;
ü Lacunas
de competências devido a recursos humanos limitados;
ü Uso
limitado de análise de dados e mineração de dados;
ü Limitadas
oportunidades de carreira de pessoal dentro da organização e no mercado de
forma geral;
ü Participação
limitada como observador em vários Conselhos;
ü Baixo
apoio da alta administração nos serviços prestados e nos objetivos pretendidos
em cada trabalho;
ü Tempo
escasso e recursos financeiros insuficientes;
OPORTUNIDADES
ü Melhorar
a percepção da habilidade, conhecimento e capacidades da equipe;
ü Educar
as partes interessadas sobre o papel e as capacidades da auditoria
interna;
ü Envolva-se
em novas iniciativas cedo para incorporar controles adequados e eficientes;
ü Maior
colaboração com outras funções de garantia, incluindo gerenciamento de riscos;
ü Introduzir
o risco e controlar a aplicação de auto avaliações em diferentes níveis;
ü Melhorar
o conhecimento e as habilidades em análise de dados, bem como a identificação
de novas tecnologias e ferramentas disponíveis no mercado;
ü Uso
efetivo da terceirização e co-sourcing da função, identificando a melhor
possibilidade para a organização considerando a realidade em que está inserida
e as metas de curto, médio e longo prazo;
AMEAÇAS
ü Organização
lenta para implementar recomendações;
ü Impedimento
da independência, ou influência de áreas ou pessoas indevidas;
ü Comunicação
ineficaz com a gerência;
ü Redução
na cooperação gerencial;
ü Aumento
das lacunas de habilidades;
ü Rotatividade
de pessoal;
ü Falta
de consciência da evolução das estratégias organizacionais e dos riscos
emergentes, tais como segurança cibernética, riscos tecnológicos, dentre
outros;
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