A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE AUDITORIA


Os profissionais de auditoria desempenham um papel absolutamente vital em nossos mercados de capitais. Relatórios financeiros transparentes, informativos e precisos são a base do mercado e essenciais para que os investidores tomem decisões assertivas sobre como alocar seu capital.

 

A independência do auditor é parte da base da profissão de auditoria. Uma auditoria independente, confiável e eticamente sólida confere credibilidade à empresa e permite que o público confie na precisão dos resultados e na integridade da profissão contábil. Desde o início dos anos 2000, uma série de escândalos contábeis divulgados envolvendo fraudes corporativas trouxe à tona a questão da independência da auditoria.

 

Um auditor independente examinará as demonstrações financeiras e outros dados que avaliam as operações e procedimentos de negócios. Como parte de uma auditoria, ele pode discutir questões com a gerência e a equipe para obter uma melhor compreensão da maneira como a empresa opera. Além disso, os profissionais de auditoria podem acompanhar a contagem do inventário físico de uma empresa, realizar vários procedimentos analíticos e verificações, bem como testar documentos de suporte. Esses processos os ajudam a garantir que os ativos da empresa sejam avaliados corretamente e que os códigos e leis fiscais sejam cumpridos. Os profissionais de auditoria também podem fornecer recomendações valiosas sobre maneiras de obter maior eficiência para a empresa.

 

A auditoria fornece garantia aos investidores e credores de que os fundos da empresa são tratados adequadamente. Os auditores protegem o público de investir em empresas que usam práticas comerciais corruptas ou que tentam fraudar investidores com demonstrações financeiras falsas. Ao revisar as demonstrações financeiras e pesquisar os registros contábeis, a auditoria pode determinar se as demonstrações financeiras e os registros retratam com precisão o verdadeiro perfil financeiro da empresa. Embora a contratação de um auditor independente de alta qualidade seja de responsabilidade unilateral, o cumprimento das regras de independência do auditor é de responsabilidade compartilhada entre empresa, seu comitê e auditor.

 

Os auditores, juntamento com os clientes de auditoria devem considerar cuidadosamente o escopo de seus trabalhos e quaisquer trabalhos de não auditoria permitidos que tenham sido pré-aprovados pelo comitê, a fim de para evitar prejuízos à independência. Por exemplo, um auditor que presta serviços de não auditoria a uma empresa que tenha um modelo de negócios de fusões e aquisições ativo, deve monitorar continuamente os impactos de todas essas transações em seus trabalhos de auditoria para garantir que o auditor permaneça independente de todos os seus clientes de auditoria.

 

A auditoria independente funciona como um atestado da integridade da empresa, confirmando que a mesma segue as melhores práticas contábeis. Seu objetivo principal é comprovar a veracidade dos registros contábeis, trazendo, além das vantagens já comentadas, a colaboração para a cultura da governança corporativa. Isso porque a auditoria independente também contribui com os controles internos ao qualificar as informações utilizadas internamente pela empresa, auxiliando no planejamento estratégico e na tomada de decisões.

 

A auditoria independente surgiu a partir da abertura de capitais das empresas, mas, em especial, com a necessidade de combater possível manipulação de informações e fraudes. Então a principal finalidade do profissional de auditoria é comprovar a veracidade dos registros e informações contábeis apresentados por uma empresa, além de permitir a implementação de ações corretivas para minimizar os erros, prevenir falhas e obter processos mais eficazes e transparentes. O planejamento de auditoria é necessário para definir os objetivos futuros da organização e formalizar aspectos direcionados pelo auditor na execução dos trabalhos, facilitando a comunicação e o desempenho das tarefas

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse