A CONTABILIDADE NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


Acredita-se que a inteligência artificial (IA) está prestes a transformar o setor de contabilidade, pois a automação e big data já influenciam a maneira como os contadores atendem os clientes. Até pouco tempo, a tecnologia contábil apenas facilitava certas tarefas, mas não desafiava os profissionais da contabilidade a repensar suas práticas de negócios.

E o que esse impacto da IA significa para os profissionais da contabilidade? Como eles podem prepara-se?

Os conselhos dos especialistas apontam para que o setor de contabilidade se mantenha informado sobre o que está à frente na tecnologia e se especialize rapidamente, porque a tendência dos cargos iniciantes é de se tornarem mais vulneráveis que os cargos superiores. Em contrapartida, quanto melhor a tecnologia, maiores as oportunidades na demanda por profissionais de conformidade e auditoria, contabilidade forense e contabilidade de fusões e aquisições.

Embora as tarefas rotineiras sejam as mais ameaçadas pelas inovações, as tarefas orientadas a informações e especializações, como a tomada de decisão, exigirão mais expertise dos profissionais de contabilidade, que também terão mais tempo para estratégias, por não precisarem manusear dados e informações. Os mesmo especialistas citados apontam a experiência humana como um diferencial importante para os profissionais de contabilidade. Muitas empresas têm necessidades únicas que a IA não conseguirá atender, como por exemplo, explicar formas de impostos complexas.

Os profissionais de contabilidade hoje têm o poder de definir o futuro da sua profissão. O setor deve desenvolver a capacidade de se adaptar e evoluir, além de se tornar proativo em relação às necessidades dos clientes futuros. A contabilidade como profissão deverá inovar, fornecendo consultoria e orientação para ajudar os clientes nessa preparação. Cada vez mais a automação e a IA assumirão novas responsabilidade por tarefas cognitivas rotineiras, mas essas tecnologias ainda não podem substituir a interação humana. Os profissionais da contabilidade devem especializar-se para se tornarem estrategistas, ajudando a conduzir o negócio de seu cliente.

A contabilidade atualmente se encontra entre as disciplinas profissionais mais complexas e desafiadoras, e os contadores são profissionais talentosos que podem adaptar-se ao cenário em constante mudança. Ao concentrar suas percepções e conhecimentos na busca de clientes que precisam dessa demanda, um profissional da contabilidade pode garantir seu futuro e definir o futuro de sua profissão.

Com IA de primeira geração apontando no mercado e ferramentas de automação cada vez mais robustas, os profissionais da contabilidade devem estar prontos para aproveitar novas oportunidades apresentadas por essas tecnologias, à medida que forem disponibilizadas. É hora de preparar-se para encontrar um nicho e aperfeiçoar suas habilidades interpessoais, aprender mais habilidades integrativas, sociais e de marketing, para melhor interagir com seus clientes.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.


CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse