7 BONS MOTIVOS PARA CONTRATAR UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

Existem boas razões para contratar um escritório de contabilidade em diferentes estágios do crescimento da sua empresa. Desde o plano de negócios à formação da empresa, do pedido de empréstimo à fiscalização tributária, um contador pode facilitar a sua vida. Como todos os proprietários de empresas que desejam economizar, você pode achar irrelevante o investimento com um contador. Mas quanto tempo você leva para executar determinadas tarefas que ele poderia fazer para você? Esse é um bom uso do seu tempo?

 

Ao contar com um escritório de contabilidade para cuidar de tarefas demoradas, como impostos por exemplo, é bem provável que você economize dinheiro. Porque você não apenas terá tempo extra para gerar receita, mas terá a tranquilidade de que um especialista está cuidando de tudo e principalmente, de detalhes importantes que você pode deixar escapar por absorver tarefas demais.

 

Aqui estão sete bons motivos pelos quais sua empresa deve considerar a contratação de um escritório de contabilidade:

 

1)    Aconselhamento no plano de negócios: Um contador profissional pode lhe ajudar a adicionais projeções financeiras ao seu plano de negócios, por exemplo. Isso ajudará você a criar um plano de negócios mais realista e com maior probabilidade de sucesso. Ele também pode lhe aconselhar sobre a estrutura legal da sua empresa, lhe explicar sobre as estruturas comerciais legais disponíveis na legislação e ajudar você a escolher a que melhor se encaixa no seu negócio.

2)    Redução de despesas: Profissionais da contabilidade estão intimamente familiarizados com determinado segmento, produto ou serviço. Eles analisam constantemente todos os dados e informações comerciais e conseguem cortar desperdícios.

3)    Criação de provisões: Além da capacidade de cortar custos desnecessários, uma equipe de um escritório de contabilidade é treinada para analisar relatórios gerenciais e aconselhar a diretoria sobre o futuro da empresa. Ele também avalia métricas de negócios, proporções de salários e receitas, produzindo gráficos demonstrativos sobre a situação financeira atual da empresa e ajudando a monitorar o negócio.

4)    Cuidado com temas tributários: À medida que sua empresa cresce, os impostos e a folha de pagamento, se tornam mais complexos, aumentando suas variáveis e regulamentações aplicáveis, em nível federal, estadual e municipal. Se a empresa contar com presença internacional, o contador também acompanha as mudanças na legislação e auxilia a empresa a estar sempre em conformidade. Muitas vezes, maximizando deduções de impostos, você paga a contratação de um escritório de contabilidade.

5)    Negociar com fornecedores: Um contador experiente poderá ajudar você a pesquisar fornecedores e adquirir as melhores ofertas para sua necessidade. Atualmente, com as novas leis de prevenção de fraudes, é imprescindível uma boa escolha de fornecedores, não apenas baseada em valores financeiros, mas em confiabilidade. Após a contratação do fornecedor, você deve considerar cuidadosamente se ele está aderindo aos termos do contrato, para não ser responsabilizado em casos de não conformidade.

6)    Atualização dos processos regulatórios: Além dos impostos, há outros aspectos que os órgãos governamentais podem cobrar da sua empresa. Muitas empresas enfrentam um crescimento no fardo regulatório e contar com um escritório de contabilidade, cuja equipe está sempre atualizada sobre as regulamentações dos setores, vai lhe ajudar a garantir a conformidade e planejar possíveis implantações para cumprir novos regulamentos.

7)    Startup parou de crescer: É comum que, em algum momento, empresas startups desacelerem seu crescimento nos primeiros anos. Neste contexto, a contratação de um escritório de contabilidade pode ajudar a empresa em vários aspectos, identificando negócios não rentáveis, realinhando processos e reavaliando preços de produtos e/ou serviços oferecidos.

 

Como proprietário de uma empresa, é normal que você prefira ter o controle total sobre as operações, mas aceitar que sua empresa tem potencial para expandir se você contar com ajuda profissional, é uma jogada inteligente. Você se concentra em gerar receita, e deixa as minúncias de impostos, folha de pagamento, controles internos e conformidade para um escritório de contabilidade. Delegar os assuntos financeiros da sua empresa já é um bom início de expansão do negócio, mas é importante que você escolha profissionais experientes, para sentir-se confortável em confiar as informações da sua empresa.

 

A TATICCA – ALLINIAL GLOBAL atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.