Escrituração Contábil: O Que É E A Importância Para As Empresas


Tendo suas formalidades expressas no Decreto de Lei 486/1969, a escrituração contábil também pode ser conhecida como “escrituração mercantil ou comercial” e “escrituração tributária ou fiscal”

A escrituração contábil é fundamental para a administração de uma empresa. Toda entidade deve manter o registro de suas atividades administrativas, contábeis e fiscais, não somente pelo aspecto legal, mas também para que a companhia tenha seus dados e histórico armazenados de maneira confiável e utilizável para a elaboração de futuras estratégias de mercado e manutenções administrativas.

O que é escrituração contábil?

Define-se como sendo “o registro cronológico e específico da natureza de todos os fatos que ocorrem na empresa” (fonte). Podendo também ser conhecida como “escrituração mercantil ou comercial” ou “escrituração tributária ou fiscal”, esse procedimento tem como uma de suas principais finalidades fornecer a pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado referente ao negócio.

Assim como outros procedimentos ligados à contabilidade, a escrituração contábil deve seguir os devidos padrões estabelecidos pelo setor.

Caso a companhia tenha filiais, há a opção contabilidade não centralizada. Por outro lado, quando referente à escrituração contábil, a matriz deve possuir os relatórios e números de cada uma de seus outros escritórios, seguindo artigo 252 do Decreto n. º 3.000/99.

No Brasil, a escrituração comercial passou a ser digital a partir de 2008 e 2009, fazendo com que as empresas passem a utilizar o SPED, Sistema Público de Escrituração Digital. O SPED tem como objetivo unificar a recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos integrantes das escriturações contábil e fiscal das Pessoa Jurídica, através de um fluxo computadorizado de informações.

Consultoria para a geração da escrituração contábil:

A TATICCA Auditores e Consultores possui uma equipe com mais de 20 anos de experiência em consultoria de auditoria contábil, impostos, assessoria, entre outros. Trabalhamos com os processos de escrituração contábil, incluindo Geração do SPED contábil/ECD (Escrituração Contábil Digital).

Conte com uma das auditorias mais qualificadas e tradicionais para auxiliar sua empresa. Entre em contato pelo e-mail taticca@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 3062-3000 e saiba mais.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse