Consultoria Empresarial

Consultoria

A prática Consultoria da TATICCA é baseada na elaboração de soluções que busquem resultado direto nos resultados e nas práticas de seus clientes, com os seguintes objetivos:

Nossos serviços de consultoria incluem

A atual competitividade no mercado e busca por resultados tem exigido cada vez mais eficiência das empresas. Nossa abordagem na busca destes resultados é executar uma rápida análise inicial de nossos clientes, para levantar os principais pontos de atenção e desenhar uma solução que traga o melhor resultado no tempo mais curto.

O nosso plano de ação envolve levar um grupo de consultores experientes para o cliente e executar uma série de atividades de entendimento e análise em um período curto de tempo, de forma a tornar o entendimento e desenho do plano de ação rápido e com o maior detalhamento possível.

A execução do Diagnóstico da Cadeia de Valor trará aos clientes uma visão clara do desempenho de suas áreas em relação ao padrão esperado e um caminho claro para a evolução de seus resultados.

Planejamento Estratégico

A revisão de processos é de grande importância para empresas que não possuem uma estrutura definida de processos e bastante positivo no caso de empresas com processos já estruturados, pela revitalização de conceitos e discussões importantes nascidas no projeto.

Uma revisão periódica é necessária na maioria dos segmentos de negócio, para atualizar os processos para possíveis mudanças no modelo de operação e pelas alterações das melhores práticas com o passar do tempo.

Dentro do histórico de projetos de Revisão de Processos liderados pela equipe da TATICCA, outros pontos positivos pouco explorados são a renovação do comprometimento da equipe do cliente envolvida no projeto e a descoberta e solução de problemas diversos ocultos dentro de processos ineficientes.

Dentre os principais problemas vistos em nossos clientes está a falha na comunicação e integração entre áreas, prejudicamento o acesso à informação e a tomada acertada de decisão. A prática de S&OP da TATICCA busca a facilidade do acesso à informação, provendo visibilidade ao negócio, e o desenho de um processo eficiente de planejamento.

O S&OP promovido por nós leva em consideração a participação de todas as áreas do negócio, buscando numa etapa inicial entender todo o estado atual da geração de informações e indicadores de desempenho. De posse desse conhecimento, iremos sugerir um grupo de informações a ser gerado e analisado dentro do negócio, assim como um ciclo tradicional de S&OP para a tomada de decisão.

Os consultores da TATICCA tem experiência na implementação de ciclos de S&OP no mercado e irão determinar, junto da equipe de planejamento do cliente, o calendário completo de execução, com etapas e responsáveis.

Grande parte dos esforços de redução de custos vistos no mercado é a pressão cada vez maior na diminuição no preço das matérias primas, serviços e itens diversos. Apesar do esforço nesta redução, por vezes o negócio tem um resultado pior, por razões muitas vezes que não são claras para a gestão.

A prática de Strategic Sourcing da TATICCA busca a redução do custos relacionados às compras, com uma abordagem que considera diferentes áreas do negócio, considerando não só o custo da compra, como o custo de armazenagem dos materiais, fretes, qualidades e serviço prestado. Esta abordagem separa as compras da empresa em categorias, seleciona um grupo que seja representativo no resultado do negócio e busca reduções diversas neste resultado, considerando o preço de compra e também toda a influência destes itens dentro do negócio.

Parte integrante da implementação é o objetivo de uma significativa redução dos custos da empresa e também a passagem da metodologia para a equipe do cliente, que estará apta a tomar decisões adequadas após a finalização do projeto.

Uma dificuldade encontrada por negócios em crescimento e grupos com diferentes empresas envolvidas é a prestação eficiente de serviços. A prática da TATICCA de Centro de Serviços Compartilhados busca a implementação de soluções que facilitem, aumentem a eficiência e reduzam custos na prestação de serviços.

Um centro de serviços compartilhados possui as seguintes vantagens:

  • Foco na Estratégia: Aumentando o foco na atividade fim da organização, maior visibilidade e confiabilidade das informações pela alta gerência, assim como a maior flexibilidade da organização na expansão de atividades
  • Redução de custos: Trazendo economias na centralização de atividades, a centralização de volume ao terceirizar serviços
  • Melhor prestação de serviço: Maior especialização e padronização de processos, uso efetivo de acordos de nível de serviço e maior nível de controle de processos

Uma das medidas mais efetivas para a redução de custos é o uso efetivo de uma cultura orçamentária. Para tal, a melhor solução é o abandono de padrões inecifientes de determinação de custos e do apego a valores históricos que não são comprovadamente competitivos.

A metodologia da TATICCA para a realização do “Orçamento Base Zero” passa por uma completa revisão da classificação de todos os custos e sua maneira de cálculo, trazendo um diagnóstico da situação atual dos custos da empresa, em busca da formação de um modelo que traga a completa visibilidade dos números do negócio.

O objetivo da nossa metodologia é uma estruturação de custos de fácil entendimento e gestão, trazendo clareza para a tomada de decisão acertada e que auxilie na identificação das maiores oportunidades de redução de custos.

A gestão por indicadores é um passo fundamental para as empresas que não possuem total visibilidade de seus números, em busca de um entendimento completo do negócio e seus resultados para uma tomada de decisão acertada.

A metodologia da TATICCA na gestão por indicadores conta com um desenho dos processos e indicadores utilizados atualmente dentro da empresa e uma sugestão para o modelo futuro, contendo processos, indicadores e rotinas de análise dos números. Estes indicadores devem ser suficientes para o uso de todas as áreas e processos de planejamento da empresa, considerando desde o uso de dados para o time de analistas, a tomada de decisão da gestão até o uso de indicadores para o grupo de acionistas e donos do negócio.

Recursos Humanos

  • Planos e cargos e salários
  • Pesquisas salariais e de benefícios
  • Estudos para viabilização de Plano de benefícios
  • Estudos para implantação de Programas de remuneração variável

Implantação de programas voltados para:

  • Avaliação de desempenho
  • Avaliação de potencial
  • Planejamento de carreira
  • Pesquisa de Clima Organizacional

Planejamento, elaboração, coordenação e acompanhamento de programas:

  • Técnicos e Comportamentais
  • Cursos “In Company”
  • Formação Gerencial
  • Voltados para Qualidade Total
  • Definição e análise de Perfis
  • Condução de processos seletivos Gerenciais, Técnicos e Operacionais
  • Auditorias
  • Implantação/terceirização de áreas
  • Reestruturações Organizacionais
  • Dimensionamento de Quadro de Pessoal

Gerenciamento de riscos

A prática de Assessoria da TATICCA é baseada na elaboração de soluções que busquem uma avaliação e gestão dos diversos riscos organizacionais, com os seguintes objetivos:

Identificação, avaliação, comunicação e gestão de risco nos diferentes níveis organizacionais. A estrutura de ERM conta com os seguintes principais elementos: modelo de governança e organização da gestão de risco; identificação, avaliação, qualificação, quantificação, monitoramento e reporte do risco; prevenção considerando apetite ao risco, impacto e probabilidade de sua ocorrência.

Serviços relacionados a gestão de risco por meio de um conjunto de soluções operacionais e estratégicas, focadas no segmento da organização, contribuindo na avaliação e ampliação do escopo de suas funções voltadas para gestão de risco.

Diagnóstico dos processos relacionados a gestão de contratos celebrados com terceiros, buscando a identificação de oportunidades de melhorias, incluindo inventário, revisão dos modelos padrões adotados, normas e procedimentos, ferramentas de apoio e monitoramento periódico.

Serviços voltados ao aprimoramento e proteção ao valor e reputação corporativa por meio de ações que objetivem o cumprimento de regulamentos internos e externos ao negócio e setor de cada organização.

Diagnóstico e implementação de oportunidades de melhorias no ambiente de controles internos, visando adequação ao processo de certificação previsto pelo Sarbanes-Oxley Act, incluindo avaliação dos controles internos e procedimentos de divulgação; avaliação dos controles internos em nível de processo, transação ou aplicação, e documentação dos processos e controles relacionados.

O gerenciamento de riscos nas organizações visa a redução dos impactos dos riscos, caso eles venham a se materializar.

Este gerenciamento vai além da avaliação de suas probabilidades de perda, abordando também o estabelecimento de medidas que visem a mitigação dos riscos ao longo do tempo.

O cenário atual do ambiente das organizações vem demandando, cada vez mais, a adoção de medidas e técnicas de acompanhamento e controle que visam diminuir a ocorrência de falhas evitando problemas que coloquem em risco a imagem da entidade, diante dos acionistas, clientes e do mercado em geral. Sabemos da dificuldade encontrada nas organizações para implantação da gestão de riscos que tanto pode ser terceirizada ou própria da empresa. Afinal modificar procedimentos requer persuasão e habilidade, portanto convencer os investidores sobre a importância da auditoria interna no resultado final das demonstrações financeiras, na maioria dos casos encontrará resistência pelos clientes.

Os aspectos considerados pelo gerenciamento de riscos

Em resumo, o gerenciamento de riscos corporativo suporta a companhia para atingir seus objetivos e incertezas que possa encontrar em seu percurso, sempre considerando os aspectos a seguir:

  • Eventos – Riscos e oportunidades;
  • Definição de gerenciamento de riscos;
  • Realização de objetivos;
  • Componentes do gerenciamento de riscos - COSO;
  • Relacionamento entre objetivos e os componentes da metodologia COSO – ERM.

O objetivo deste trabalho é estabelecer condições para que os profissionais de gestão de riscos das empresas e consultorias estejam alinhados à estratégia da organização, de forma a identificar os principais riscos inerentes de cada processo de negócio e avaliar a eficácia dos controles internos.

Como funciona o gerenciamento de riscos

Alternate Text

Para a elaboração do gerenciamento de riscos, são observados os seguintes componentes de riscos, sendo: estratégico, financeiro, monitoramento e reporte do risco; prevenção considerando apetite ao risco, impacto e probabilidade de sua ocorrência.

Os riscos estratégicos estão associados à tomada de decisão da alta administração e podem gerar perda substancial no valor econômico da organização. Os riscos decorrentes da má gestão Empresarial muitas vezes resultam em fraudes relevantes nas demonstrações financeiras. Exemplos: falhas na antecipação ou reação ao movimento dos concorrentes causadas por fusões e aquisições; diminuição de demanda do mercado por produtos e serviços da empresa causada por obsolescência em função de desenvolvimento de novas tecnologias/produtos pelos concorrentes.

Os riscos financeiros são aqueles associados à exposição das operações financeiras da organização. É o risco de que os fluxos de caixa não sejam administrados efetivamente para maximizar a geração de caixa operacional, gerenciar os riscos e retornos específicos das transações financeiras e captar e aplicar recursos financeiros de acordo com as políticas estabelecidas. São ocorrências tais como a administração financeira inadequada.

Os riscos operacionais estão associados à possibilidade de ocorrência de perdas (de produção, ativos, clientes, receitas) resultantes de falhas, deficiências ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, assim como de eventos externos como catástrofes naturais, fraudes, greves e atos terroristas.

Os riscos de conformidade estão relacionados à falta de habilidade ou disciplina da organização para cumprir com a legislação e/ou regulamentação externa aplicáveis ao negócio e às normas e procedimentos internos. Por incluir as normas e procedimentos internos, apresenta um contexto mais amplo do que o tipo de risco mais usualmente citado, o risco legal/regulatório, decorrente da aplicação da legislação trabalhista, tributária, fiscal, referentes a relações contratuais, regulamentação de mercado e de prestação de serviços.

Benefícios do gerenciamento de riscos

A TATICCA Consultores poderá ajudar a sua empresa à alcançar melhores indicadores, práticas e cultura de riscos com os benefícios a seguir:

  • Melhoria continua dos processos
  • Reduzir riscos
  • Aumentar a eficiência
  • Elevar o nível de governança
  • Otimizar recursos humanos e técnicos na gestão
  • Padronização de processos, maior facilidade na transferência de conhecimento
  • Maior agilidade na identificação de problemas e no processo de tomada de decisão por meio de indicadores chaves de performance
  • Minimizar a probabilidade de que riscos indesejáveis se manifestem
  • Aumentar a probabilidade de que os riscos significativos que a empresa e seus processos estão sujeitos sejam conhecidos e adequadamente tratados

Conclusão
Este artigo visa fornecer uma contribuição para a aplicação da gestão de riscos com foco em riscos nas organizações, baseando-se, principalmente, na união da cultura da boa governança e gestão de riscos como figuras importantes na contribuição de melhoria dos processos de negócio.

Como a TATICCA poderá agregar valor

A TATICCA Consultores, por meio de sua assessoria, poderá ajudar a sua empresa na avaliação de riscos e diagnostico empresariais, mapeamento e redesenho de processos de negócios, estruturação de departamentos e implantação de plano de ações, visando garantir que o projeto de sua empresa esteja de acordo com a legislação e com as melhores práticas vigentes, diminuindo o custo operacional, agregando valor, e aumentando a eficiência e eficácia da empresa.

Sua empresa precisa de gerenciamento de riscos? A TATICCA possui a solução ideal para a proteção estratégica de sua companhia. Entre em contato pelos canais disponíveis e saiba mais.

Contato

Entre em contato através de nosso email, telefone ou formulário do site

Precisando de consultoria tributária ou Contabilidade? Conheça nossas especialidades.