IASB Edita Nova Norma Contábil De Leasing (Arrendamento Mercantil), IFRS 16 - Leases, E Posta Vídeo Em Seu Portal

IASB edita nova norma contábil de leasing (arrendamento mercantil), IFRS 16 - Leases, e posta vídeo em seu portal

 

O International Accounting Standards Board (IASB) disponibilizou em seu Portal um vídeo para abordar a norma IFRS 16 - Leases, emitida em 13/01/2016. O vídeo é apresentado pelo presidente do IASB, Hans Hoogervorst.

 

Com o intuito de apresentar a Norma e seus principais impactos, o vídeo apresenta uma visão geral da IFRS 16 – Leases e esclarece as principais dúvidas. No Portal também é possível ter acesso a uma apresentação resumida sobre a norma. Vide material no endereço http://www.ifrs.org/Alerts/ProjectUpdate/Pages/Web-presentation-on-new-Leases-Standard-IFRS-16.aspx

 

Fique atento para esta nova norma, pois há impactos relevantes, uma vez que arrendamentos mercantis que eram classificados como operacionais (apenas divulgados) passam a serem registrados na contabilidade. Um exemplo de impacto é o caso da GOL a qual passa a registrar parte das aeronaves que ainda não estavam sendo registradas e com isso há impactos negativos num primeiro momento no resultado da empresa. O registro de mais passivos com esse novo normativo pode levar a tomadores de empréstimos derem dificuldades de cumprirem seus covenants.