A estrutura tradicional das empresas cria dificuldades nos
processos e impossibilita mudanças rápidas. Em um cenário típico onde algumas
áreas como marketing e vendas são verticais e outras como Financeiro, TI e
Jurídico são horizontais, imagine a área de marketing tentando inovar em alguma
ação, mas precisando aprovar verbas com a área financeira, validar documentação
com o departamento jurídico e obter apoio da área de TI.
Com o crescimento das empresas, cada área tem suas demandas e
objetivos próprios. Devido a necessidade de respostas cada vez mais rápidas,
bem com a agilidade de adaptação à diversas mudanças de cenário do mercado,
percebe-se que podem prejudicar a velocidade de respostas a este novo cenário
econômico. A evolução acelerada da tecnologia, juntamente com seus impactos,
não consegue ser absorvida rapidamente em uma organização que pensa
linearmente.
O conceito do Centro de Serviços Compartilhados, quando bem
aplicado, gera muitos benefícios para as empresas, principalmente para aquelas
que possuem sedes em diferentes cidades ou até mesmo países, ou que possuem uma
grande diversidade de negócios. A redução de custos é um dos principais
benefícios, já que o Centro de Serviços Compartilhados permite a centralização
dos processos e otimização das atividades. Ainda que exista um custo para
adotá-lo, a economia a média e longo prazo justifica o investimento inicial.
Com a padronização das atividades, a empresa aumenta sua
produtividade, reduzindo falhas e aumentando a velocidade operacional. Além de
trazer ótimos resultados, o processo de implantação do Centro de Serviços
Compartilhados também revela importantes informações sobre o fluxo dos
processos e sobre a estrutura organizacional. Os gestores contam com uma
ferramenta que mapeia e controla das atividades, podendo otimizar a qualidade
dos serviços e melhorar os índices de satisfação dos clientes internos e
externos.
Outro benefício do Centro de Serviços Compartilhados é o suporte
que oferece para o crescimento do negócio, pois como centraliza as atividades
de transação, permite que os líderes possam focar no negócio principal da
empresa. Também facilita a comunicação entre os departamentos, eliminando
ruídos de comunicação e aumentando a sinergia entre eles.
Pesquisas indicam que em momentos de crise a procura pela
implementação do Centro de Serviços Compartilhados tem tendência de crescimento.
Fato que prova que o Centro de Serviços Compartilhados já é visto como uma
ótima ferramenta para busca de melhoria contínua. Estes aspectos posicionam o
Centro de Serviços Compartilhados como foco para pequenos e médias
empreendedores, que buscam redução de despesas, otimização dos processos
internos e aumento da competitividade.
O Centro de Serviços Compartilhados foi
criado com um objetivo principal, atuar como ferramenta para alcançar melhorias
e eficiência na gestão e nos processos. Porém, tendo em vista a diversidade das
empresas, não existe um modelo próprio para um Centro de Serviços
Compartilhados. É necessária uma adaptação da estrutura para que ele seja
viável no contexto em que a empresa está inserida.
Caso sua empresa opte por implementar esta
alternativa, podemos auxiliá-los no suporte técnico, análise das despesas que
podem ser rateadas, elaboração e revisão de critérios de rateio, dentre outros.
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