Sistemas De Informação Na Contabilidade

Um sistema de informação compreende elementos que se integram para produzir resultados quantitativos. Para o funcionamento de sistemas são necessárias as entradas de dados, em uma sequencia lógica e estruturada, a qual é processada e gera informação útil.

Na área de contabilidade, os sistemas de informação surgiram para auxiliar como fonte de informações úteis para o processo de tomada de decisão.

A evolução tecnológica é sem dúvida a mais praticada, inclusive enquanto a contabilidade realiza sua função de fornecer informações consistentes e auxiliar gestores nas tomadas de decisões, deixando de ser apenas um instrumento fiscal para o governo como era antes, os sistemas de informação se tornam seus maiores aliados ao integrar os registros econômicos e financeiros das organizações. Sistemas de Informações para a contabilidade, os chamados Sistemas de Informações Contábeis, concentram-se no armazenamento e processamento das informações, para depois fornece-las para a tomada de decisões.

Para um melhor aproveitamento das informações gerenciais no processo de contabilidade, todas as informações concentradas no sistema devem ser úteis para o contador e sua equipe, e os sistemas são moldados de acordo a cada necessidade, provendo seus usuários com demonstrações e análise de natureza econômica financeira.

É reconhecida no mercado a busca incessante por uma contabilidade cada vez mais integrada, sistematizada e controlada, que atenda as particularidades das empresas e sirva como ferramenta básica para o departamento fiscal e administrativo.

Para obter sucesso na execução de seu negócio, uma organização precisa priorizar e valorizar o nível das informações repassadas aos gestores para o processo de tomada de decisão e a evolução da tecnologia da informação gera uma melhoria contínua através do desenvolvimento de sistemas de informações para a contabilidade. Uma contabilidade entrelaçada com um sistema de informação representa precisão e exatidão de informações e relatórios financeiros.

Pesquisas informam que os Sistemas de Informação para a contabilidade já são indiscutivelmente considerados ferramentas de suporte para o processo de tomada de decisão. As organizações em geral destacam que o motivo principal da aquisição do sistema foi a necessidade de confiabilidade, segurança e exatidão das informações, bem como garantem que os sistemas utilizados cumprem com as obrigações atribuídas às organizações, além de suportarem com seus relatórios as decisões tomadas em assuntos financeiros, administrativos e tributários.

Essa forte aliança entre a contabilidade e os sistemas informatizados de tecnologia contribuem para obtenção de informações precisas tão necessárias ao mercado atual, dinâmico e acelerado.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.