A palavra digital foi originalmente usada para descrever
como os dados são representados na forma de dígitos binários, mas hoje ela tem
um significado diferente. É utilizada como um termo genérico para caracterizar
o uso da informação e da tecnologia como agregador de valor. Nesse contexto, a
tecnologia é utilizada como facilitadora da entrega desse valor. Mas quando uma
tecnologia personalizada é usada para várias funções e todas as partes
interessadas no processo de entrega de valor, oferece experiências superiores e
uma clara vantagem comercial para as organizações.
Tecnologias como computação em nuvem, Internet das Coisas
(IoT), dispositivos inteligentes, telefones celulares, computação de ponta, inteligência
artificial (IA) e outras, geram um grau de sofisticação na execução de tarefas
que há alguns anos só existia em nossa imaginação. Ao pensar em um ciclo de
vida de entrega de valor para comprar um item, consideramos como digital a
experiência completa de compra e entrega deste item, quando em todas as fases
cada responsável executa suas tarefas da maneira mais informatizada e sem
esforço possível. Dentro dessa cadeia de participantes consideramos o
comprador, o fabricante, a loja ou distribuidora, a equipe operacional, até
mesmo os fornecedores e acionistas. Se cada um desses participantes possuir
as informações necessárias para fazer o que elas precisam, apresentadas da
maneira acessível e intuitiva, e o desempenho real de suas tarefas for simplificado
ao máximo usando a tecnologia, então podemos chamar esse negócio de um negócio
digital.
Entretanto, a digitalização deve fazer sentido para o
negócio. É preciso que os ciclos de vida da entrega de valor sejam mapeados, e
para isso é importante segregar o processo de negócio para todas as suas
funções constituintes, de modo que sejam identificados os subprocessos, as
tarefas, os executores e seus objetivos. Para cada etapa, deve ser
visualizada a forma automatizada em que pode ser executada e a maneira mais
fácil de interagir com a próxima parte interessada no processo. Por fim, é
importante a validação de todo esse processo e se realmente oferece maior valor
e com menor custo de tempo de execução.
Observar e
implantar com inteligência esses requisitos de tecnologia é o que significa realmente
digitalizar seus negócios. Investir tempo e dinheiro em um negócio digital
é se tornar competitivo a longo prazo.
Os profissionais de consultoria em tecnologia da TATICCA
ajudam as organizações a progredir em sua jornada digital através de uma
variedade de serviços. Isso inclui ofertas em estágio de planejamento,
como as oficinas de avaliação da prontidão digital e design thinking, além de desenvolvimento de software e
gerenciamento de mudanças. Entre em contato para saber mais e começar a
planejar o roteiro digital da sua organização.
Para saber mais sobre o tema, entre em contato com a
TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria,
contabilidade, impostos, corporate
finance, financial
advisory, risk
advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para
obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail
taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla
experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das
atividades.