SETEMBRO AMARELO E RESPONSABILIDADE SOCIAL


As demandas do mercado têm influenciado as empresas no sentido de atuar em conformidade com os aspectos do ESG – Environmental, Social and Corporate Governance – Ambiental, Social e de Governança em português), cujos pilares, apesar de interligados, possuem critérios próprios para sua implementação. Além das boas práticas de preocupação com o meio ambiente, o ESG também promove a inclusão e a transparência. Em 2019, a Global Reporting Initiative - GRI já informava que 93% das maiores empresas do mundo em receita já reportavam seu desempenho ESG.

 

Isso significa que a responsabilidade social corporativa está trazendo mudanças de hábitos e promovendo ações de desenvolvimento econômico nas empresas, não só no sentido de crescer financeiramente, mas em relação à responsabilidade que as empresas devem ter com o meio ambiente e com as pessoas.

 

O S da sigla ESG trata do pilar Social e diz respeito justamente a como as decisões e ações de uma empresa impactam sobre a sociedade como um todo.

 

E como uma empresa pode promover transformações que contribuam para uma sociedade mais justa?

 

A resposta está no alinhamento estratégico da cultura empresarial, gerando transparência e desenvolvimento sustentável através do viés humano, atitudes éticas que beneficiem a qualidade de vida e o respeito aos direitos humanos.

 

Para causar um impacto positivo no mundo, as empresas devem iniciar suas ações internamente, começando com seus colaboradores e atingindo todos os seus stakeholders, como comunidades próximas e consumidores dos seus produtos ou serviços. Uma pesquisa realizada Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em 2020, mostrou que 87% dos consumidores brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis e 70% deles preferem pagar mais caro por produtos ou serviços que sigam princípios de desenvolvimento sustentável. Esses dados traduzem o impacto social que as empresas já estão causando com os produtos e serviços que oferecem.

 

A promoção da equidade e diversidade, observância dos direitos trabalhistas, compromisso com o desenvolvimento social, combate às formas de discriminação e estímulo ao desenvolvimento profissional são alguns dos temas relevantes na perspectiva da responsabilidade social. O elemento social pode trazer uma visão de longo prazo que transmite confiança, segurança, inclusão e engajamento efetivo das partes envolvidas, além de trazer uma releitura do papel das empresas na sociedade e em como elas podem ajudar a resolver problemas que vem se agravando, como por exemplo, a saúde mental das pessoas.

 

O S do ESG foca nas políticas e práticas organizacionais que estão relacionadas aos direitos humanos e na ética nos negócios. Esse pilar está se mostrando cada vez mais relevante, principalmente após o cenário da pandemia da COVID-19, que deixou ainda mais evidenciada a desigualdade social, mudou comportamentos e aumentou a preocupação com relação a esse aspecto da saúde mental. Uma pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, mostrou que 53% dos brasileiros notaram uma piora no estado mental entre 2020 e 2021. Já em 2021, outra pesquisa realizada pela FMUSP com cerca de 2.117 participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto, mostrou que a ocorrência de transtornos mentais afeta mais de 20% da população e que os níveis de sintomas de ansiedade e depressão permanecem em patamares elevados.

 

A autocobrança excessiva, aliada à fatores como preocupação com a estabilidade e pressão por resultados, são alguns dos principais motivos que levam colaboradores a esses transtornos e por isso falar sobre saúde mental nas empresas nunca se fez tão necessário. Hoje, investidores e consumidores possuem um olhar mais atento ao que as empresas estão fazendo para melhorar esse cenário, o que estão praticando para ser mais acolhedoras com seus colaboradores e o quanto estão sendo inclusas nas suas contratações. Empresas que se preocupam com o clima organizacional e em oferecer bem-estar às pessoas tem melhor reputação e valor adicionado ao seu negócio a longo prazo.

 

Campanhas como o Setembro Amarelo, criada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e que tem como principal objetivo prevenir o suicídio, ganham a cada ano mais destaque nas empresas. Pesquisas indicam que a cada quarenta segundos uma pessoa suicida-se no mundo e esse dado é o suficiente para mobilizar a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Especificamente no Brasil, segundo informações da OMS – Organização Mundial da Saúde, desde 2017 o povo brasileiro é o mais ansioso do mundo. No país é registrado todo ano em torno de 12 mil suicídios, cerca de 32 por dia, sendo no mundo a segunda maior causa de mortalidade entre jovens de 15 a 29 anos.

 

E os números não param por aí. Uma pesquisa recente da Vital Strategies junto com a Universidade Federal de Pelotas, mostrou que os diagnosticados com depressão subiram de 9,6% antes da pandemia para 13,5% em 2022. Ainda segundo pesquisa do Instituto Ipsos para o Banco Mundial, 53% dos brasileiros relatam piora do bem-estar mental entre 2020 e 2021. A Associação Brasileira de Psiquiatria cita que um quarto da população tem, teve ou terá depressão ao longo da vida.

 

O DataSUS divulgou recentemente que nos últimos 20 anos os suicídios no Brasil subiram de 7 mil para 14 mil, mais de um a cada hora, sem contar os casos que não foram notificados. Segundo a mesma pesquisa, o número de casos de transtornos de ansiedade aumentou 25,6% e os de depressão 27,6% em 2020 no mundo.

 

Em um novo relatório de 2022, a Organização Mundial da Saúde também reporta que a crise de COVID-19 dificultou e até impediu o acesso aos serviços de saúde mental em muitos casos, gerando receio pelo aumento de comportamentos suicidas. Por isso, a própria OMS orienta a práticas como limitar acesso a mecanismos que podem ser usados na prática do suicídio, relatos responsáveis dos meios de comunicação, acesso a serviços de apoio socioemocional e principalmente, a gestão e identificação precoce de pessoas que tenham comportamentos suicidas.

 

Onde procurar ajuda?

 

CVV – Centro de Valorização da Vida

Voluntários atendem ligações 24 horas por dia pelo número 188:

www.cvv.org.br

 

Mapa Saúde Mental

Site mapeia diversos tipos de atendimento:

www.mapasaudemental.com.br

 

Todos devem fazer parte na prevenção de casos de suicídio e as empresas estão desenvolvendo práticas para engajamento de seus colaboradores, além de implantar sistemas de gestão de responsabilidade social. Nesses casos, é fundamental que o planejamento dos projetos seja coerente com a natureza e impacto das atividades, para que as iniciativas não sejam vistas como oportunistas.

 

No contexto atual, práticas de sustentabilidade corporativa são mandatórias para empresas que buscam a criação de valor na própria companhia e no entorno da sua atuação, no longo prazo. A Taticca Allinial Global Brasil presta serviços que auxiliam as empresas na busca da sustentabilidade desde seu planejamento até sua implementação, monitoramento e divulgação, incluindo diagnóstico do posicionamento de práticas ESG e desenvolvimento de suas estratégias.

 

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