Robotic Process Automation (RPA)


A constante busca pela otimização de processos e, por consequência, a redução de custos, possibilitou a introdução de novas ferramentas para aumento da eficiência operacional das empresas. O RPA - do inglês, “Robotic Process Automation” ou “Automação Robótica de Processos” - vem ganhando destaque quando o assunto é otimização de processos dentro dos mais diversos tipos de organização.

Mas, afinal, o que é RPA? O RPA, ou robôs são, em resumo, uma programação computacional feita para “imitar” as atividades feitas por um ser humano, ou seja, o computador é ensinado a fazer uma tarefa sozinho, anteriormente executada por um indivíduo. Porém, nem todos os processos podem ser automatizados. Os processos passíveis de automatização são aqueles que, em essência, são repetitivos e não dependem de qualquer decisão humana. Estima-se que, atualmente, 70% dos processos podem ser automatizados.

Vale ressaltar que no passado, o “Robotic Process Automation”, ou automatização de processos, já era presente, entretanto, necessitava de amplo conhecimento em linguagens de programação, uma vez que todo o código do programa tinha que ser feito em script. Hoje, com o advento deste tipo de tecnologia, existem diversas plataformas no mercado que tornam a programação do robô incrivelmente simples, de maneira visual, utilizando-se de fluxogramas. Desta maneira, não se faz mais necessária a presença de um profissional de TI para a automatização dos processos, reduzindo significativamente os custos e tempo de implementação nesse tipo de projeto.

Abaixo pode-se observar algumas das vantagens da aplicação do RPA nos ambientes empresariais:

·        Aumento de eficiência dos processos;

·        Redução significativa do número de erros dos processos;

·        Aumento da qualidade operacional;

·        Redução de custos;

·        Capacidade de monitoramento de eficiência e ROI.

Desta maneira, nota-se a importância do RPA no cenário atual voltado à constante busca de melhorias em processos. A TATICCA possui profissionais capacitados e certificados em diversas plataformas para realizar a automatização dos processos de sua empresa, além de especialistas na modelagem dos processos a fim de garantir maior aproveitamento das ferramentas de RPA. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

 

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse