RESPONSABILIDADES DO PROFISSIONAL DE AUDITORIA DE SISTEMAS

As responsabilidades do profissional de auditoria de sistemas abrangem criar estratégias e inspecionar sistemas e programas de processamento de informações da empresa, a fim de proteger a integridade das informações, garantir que as informações armazenadas estejam corretas além de promover a eficácia do trabalho das mesmas. Ele também é conhecido como um auditor de sistemas computacional, o qual verifica a plataforma onde estão salvas as informações privadas da empresa. 


O profissional de auditoria de sistemas também examina os sistemas especializados da empresa (sistemas operacionais) e os sistemas de apoio a outras atividades as que não sejam a especializada da empresa (sistemas corporativos) bem como a comunicação entre os sistemas legados e suas integrações. Assim, ele instrui os administradores da empresa sobre a efetividade e vulnerabilidade dos sistemas e redes de computadores e ao mesmo tempo que se atualiza com as habilidades de auditoria e software dos sistemas que estão instalados na empresa. 


Também é responsabilidade do profissional de auditoria de sistemas avaliar os sistemas de processamento de dados para estimar sua eficácia, eficiência e exatidão, estudar e examinar as estratégias e programas de comércio da empresa, a fim de estimar a abrangência e a exatidão das transações que foram processadas.


Em resumo, a auditoria de sistemas independente do ramo de atividade das empresas e seu porte, sendo como as principais responsabilidades de um profissional de auditoria de sistemas:


Analisar os sistemas do programa e suas finalidades comerciais, a fim de, como auditor de sistemas,  estimar e verificar se os objetivos estão sendo concluídos.

A cada novo sistema incorporado as empresas, verificar como foram construídos na empresa para verificar a efetividade e segurança as informações.

Avaliar as áreas da empresa onde os sistemas estão instalados, o auditor de sistemas certifica-se de que todos os métodos de segurança estão sendo seguidos e que os sistemas da empresa estão em perfeito funcionamento.

Acompanhar e analisar commodities de software e hardware, peças e componentes que foram adquiridos para garantir que o mesmo ajudará a empresa a atingir suas metas, metas e objetivos.

Observar e registrar a aplicação de programas de computador na empresa.

Comunicar a administradores sobre processamento de informações e associados de tecnologia da informação que trabalham nos sistemas de computadores da empresa.

Formular relatórios documentados sobre novos sistemas e implementá-los, o que realmente ajudaria no aprimoramento da produção de trabalho da empresa.

Estudar, examinar e verificar as contas, auditoria e registros de software da empresa.

Desempenhar o papel e os deveres quando o auditor de sistemas for interno dos sistemas de informação da empresa e avaliar.

Examinar os dados funcionais e utilizáveis em várias redes de computadores e sistemas da empresa para garantir que os sistemas de informação sejam processados adequadamente, resultando em benefícios para os mesmos.

Completar todos os outros deveres, cargos, responsabilidades e funções de um auditor de sistemas de informação na empresa, que lhe são atribuídos.


Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.