RESPONSABILIDADE DO ACIONISTA RESULTA EM BOA GOVERNANÇA


Ao pensarmos em governança de empresas, geralmente pensamos em um conselho de administração ou de família. Ambos são importantes, mas existe outro grupo não menos importante, talvez até mais, do que o conselho de administração que trabalha para eles: os acionistas. As ações são muitas vezes passadas como uma estratégia tributária. Em alguns casos, existem tantos acionistas que não fica claro quem são. Para muitos, isso significa muito mais do que obter um retorno financeiro nominal ou significativo sobre os negócios que eles possuem. Os acionistas que não são instruídos, envolvidos e informados não permanecem acionistas por um longo tempo. 

Os acionistas são proprietários da empresa e são responsáveis ​​por aprovar mudanças que afetarão a organização em geral, como eleger ou destituir diretores, revisar o estatuto social, conduzir fusões e aquisições, alterar a estrutura de capital e cultura organizacional. Isso não significa que os acionistas definam a visão estratégica para a empresa, pois quem faz isso é o conselho. Também não se envolvem nas operações diárias, pois a gerência faz isso. Mas os acionistas podem influenciar em assuntos da empresa através do acompanhamento.

Falar sobre acionistas responsáveis ​​envolve uma conversa sobre direitos e responsabilidades dos acionistas. Enquanto o acionista tem direito ao retorno esperado sobre o capital investido na empresa, ele precisa saber interpretar um balanço patrimonial, a demonstração do fluxo de caixa e de resultados, para ser capaz de se envolver em uma conversa sobre possíveis necessidades de liquidez para capitalização, por exemplo.

Enquanto o acionista tem direito à informação e transparência, precisa se esforçar para cumprir horários de reuniões e ler os materiais fornecidos pela empresa. Os acionistas também estão envolvidos na seleção dos membros do conselho de administração, pois são eles que os representam na tomada de decisões. Sendo assim, precisam compreender o papel do conselho, criar descrições de cargo e prospecto, ajudando a garantir que membros adequados sejam selecionados. Além disso, membros eleitos que representem o grupo de acionistas e educam novos acionistas à medida que ingressam, permitem que a mentalidade do empresário e os valores familiares não se percam de uma geração para a seguinte.

Os acionistas também têm direito à transferência de propriedade, de acordo com o contrato. A criação e o financiamento de formas para que os acionistas transfiram suas ações de forma clara, permite que os envolvidos permaneçam, garantindo que a empresa não passe por dificuldades financeiras durante os períodos de transferência.

É preciso ter em mente que acionistas responsáveis não constam apenas. Eles criam relações recíprocas com o conselho de administração ou de família. Ser um acionista é também manter-se informado dos assuntos da empresa. Acionistas receptivos não aparecem da noite para o dia. Mas com tempo e esforço, podem agregar valor real a longo prazo e ajudar na boa governança.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse