REALIZAÇÃO DA AUDITORIA CONTÁBIL E SEUS ASPECTOS PROFISSIONAIS


Mediante testes de auditoria geralmente feitos por amostragem, o auditor identifica elementos que irão ajudá-lo na apuração da análise, para no final emitir sua opinião na realização da auditoria contábil.

Embora impulsionada no Brasil há algumas décadas, após a chegada de filiais e subsidiárias de grandes corporações e investimentos de empresas internacionais em empresas brasileiras, a realização da auditoria contábil se encontra em desenvolvimento no país, principalmente devido aos aspectos fiscais da legislação brasileira.

Em contrapartida, a abertura de capitais e busca por mercados estrangeiros impulsiona cada vez mais a necessidade de alinhamento às normas contábeis, fazendo com que os profissionais que realizam a auditoria contábil estejam sempre atentos e atualizados tecnicamente.

Qual o papel do auditor na realização da auditoria contábil?

O auditor é o profissional responsável pelo exame e validação das atividades contábeis da empresa. Ele irá analisar procedimentos, pontuar irregularidades e elaborar relatórios da auditoria contábil, emitindo sua opinião como profissional da área.

Além de acompanhar as mudanças e atualizações nas normas contábeis nacionais e internacionais, na realização da auditoria contábil o profissional precisa investir em obter conhecimento de todas as áreas da empresa que atende, pois tanto uma pequena alteração nas normas quanto uma mudança nas operações podem afetar de maneira direta as operações da empresa.

Esse vasto campo da auditoria exige dos profissionais formação específica, sendo que no Brasil a realização da auditoria contábil só pode ser feita por Bacharéis em Ciências Contábeis devidamente aprovados no exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Outro requisito obrigatório para o profissional de auditoria contábil, especialmente aos que precisam atuar em empresas regulamentadas pela CVM, BCB e SUSEP, é a aprovação no Exame de Qualificação Técnica, regulamentado pela Norma Brasileira de Contabilidade NBC PA 13.

O profissional que atua na realização da auditoria contábil realiza constante atualização, acompanhando as exigências do Programa de Educação Profissional Continuada, que é regulamentado pela NBC PG 12. Para o profissional inscrito no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) também é exigida constante atualização.

É fato que a auditoria contábil vem ganhando cada vez mais espaço e importância, principalmente devido aos efeitos da globalização, de forma que a demanda por profissionais da área aumenta proporcionalmente. Não apenas profissionais atualizados nos aspectos legais, com qualificação teórica e prática, mas também possuidores de conduta ética no exercício da profissão.

Qual a diferença entre contabilidade e auditoria contábil?

contabilidadee a realização da auditoria contábil são funções de negócios essenciais que, embora com conceitos distintamente diferentes, podem se inter-relacionar. As empresas devem configurar um sistema de contabilidade antes de abrir suas portas para gerenciar e registrar dados financeiros, mas a auditoria contábil também pode ser imprescindível para monitorar e aprimorar práticas e credibilidade nas informações. Compreender as definições de contabilidade e auditoria contábil, bem como a correlação entre os dois, é vital para a compreensão das finanças empresariais.

contabilidade é o processo sistemático de classificação, armazenamento e apresentação de dados financeiros da empresa. Os contabilistas mantêm registros complexos de todas as transações financeiras, incluindo reconhecimento de receitas e despesas de vendas, além de custos, tais como folhas de pagamento e impostos. O ciclo de contabilidade começa com recibos de transações e outros documentos financeiros originais. Os contadores fazem registros de todos os eventos financeiros em contas individuais, na maioria das vezes usando um programa de contabilidade. Usando a informação armazenada nas contas da empresa, os contadores elaboram rotineiramente demonstrações financeiras, como balanços e demonstrações de resultados, para fornecer aos interessados ​​internos e externos informações relevantes da situação financeira de uma empresa.

realização da auditoria contábil é o processo de revisão e pesquisa de qualquer aspecto de uma empresa, financeira ou não financeira. Os auditores são totalmente treinados para detectar áreas de necessidade de melhoria, perigos potenciais e incidentes de conduta não ética em sua área de especialização. A auditoria contábil pode interromper o fluxo normal de negócios em uma empresa, mas a capacidade de detectar e solucionar potenciais pontos fracos pode superar quaisquer perdas temporárias de produtividade. Entre as diversas questões, a auditoria contábil pode revisar as políticas de recursos humanos, procedimentos operacionais, políticas de qualidade ou segurança e, claro, todo tipo de informação gerada pela contabilidade.

realização da auditoria contábil combina esses dois conceitos distintos e podem transmitir benefícios significativos tanto para pequenas e grandes empresas. Uma auditoria contábil, por definição, é uma revisão sistemática e investigação das políticas, procedimentos e sistemas implementados para registrar, armazenar e apresentar dados financeiros dentro de uma empresa. A auditoria contábil cobre toda a gama do ciclo contábil, buscando inconsistências, ineficiências, erros e incidentes de conduta não ética em todas as etapas do processo. A auditoria contábil começa por analisar os sistemas implementados para garantir que o departamento de contabilidade receba todos os documentos de transação em tempo hábil. A auditoria contábil revisa o sistema de contabilidade em profundidade para garantir que todas as contas necessárias estejam presentes e mantidas com precisão. A realização da auditoria contábil também revisa as demonstrações financeiras e os processos utilizados para elaborar demonstrações financeiras.

Como é feita a Auditoria Contábil

Transparência e confiabilidade são algumas das características para que uma empresa tenha destaque no mercado. Dessa forma, investidores precisam saber sobre a real situação financeira e econômica das empresas, bem como os empreendedores saberem se sua empresa está cumprindo as normas da contabilidade. Para atender essa necessidade são realizados trabalhos de realização da auditoria contábil, que examina sistematicamente os registros financeiros de uma empresa.

O principal objetivo da auditoria contábil é analisar se as informações constantes nas demonstrações contábeis refletem de maneira correta a situação patrimonial, financeira e econômica da empresa auditada, combatendo fraudes e prevenindo irregularidades. As informações que a auditoria contábil fornece são seguras e transparentes, possibilitando a identificação de falhas nas operações financeiras da empresa.

O processo de realização da auditoria contábil é guiado conforme as diretrizes e normas brasileiras, iniciando com uma reunião da equipe de auditoria, que escolherá a melhor estratégia e especificará os procedimentos de trabalho que serão adotados para obtenção das evidências, de acordo com os critérios mais adequados para cada área. Nessa etapa da auditoria contábil, é muito importante que o auditor possua um entendimento preliminar das operações da empresa e do negócio em que ela atua.

Definidas as estratégias de trabalho, a auditoria contábil coleta informações e documentos da empresa. De posse dessas informações, basicamente o auditor aplicará testes para alcançar a transparência dos registros contábeis. Porém, antes da fase dos testes, a auditoria contábil documenta em detalhes todo o sistema contábil da empresa, bem como seus respectivos controles, objetivando detectar pontos significativos que fortalecem ou enfraquecem o sistema.

Na fase dos testes, o objetivo é determinar se os controles estão sendo cumpridos conforme as normas e verificar se os controles estabelecidos internamente realmente funcionam e, em caso positivo, se funcionam de acordo com as regras prescritas. Essa fase da realização da auditoria contábil envolve etapas como: verificação de financiamentos e empréstimos, verificação da existência de estoques, testes de receitas e despesas, testes de caixa e bancos, verificação dos pagamentos de tributos, entre outras.

Na próxima fase, do teste substantivo, a auditoria contábil executa procedimentos para certificar-se da exatidão dos valores informados nos registros contábeis. Depois analisa os resultados obtidos nos testes e avalia se estão adequados com as demonstrações contábeis e notas explicativas. Chega-se então ao parecer de auditoria, redigido pelo auditor conforme as normas brasileiras de contabilidade.

O parecer de auditoria é o produto final da realização da auditoria contábil, que aponta se realmente as demonstrações contábeis da empresa estão de acordo com as normas prescritas e aspectos legais. Essa opinião do auditor é o que atesta se a empresa está adequada às leis e normas, bem como registra a existência de fraudes, se for o caso, além de confirmar o real patrimônio da empresa.

auditoria contábil geralmente acontece por força da lei e dos órgãos reguladores, mas pode ser solicitada espontaneamente, tanto por empresas públicas quanto privadas. A opinião do auditor fortalece a empresa junto aos seus sócios, acionistas e investidores.

Vantagens da Auditoria Contábil

Existem vários tipos de auditoria, porém uma das mais procuradas é a realização da auditoria contábil, que atende as exigências legais em alguns casos, mas também é importante em casos de aquisições, incorporações ou dissoluções de negócios, bem como para fins de tomada de decisão.

O objetivo da auditoria contábil consiste em comprovar, mediante análise dos registros contábeis, a exatidão do patrimônio avaliado. Após essa análise, a auditoria contábil apresenta eventuais erros ou irregularidades (fraudes) encontrados e fornece sugestões de providências imediatas e/ou melhorias nos processos, dependendo dos eventos apresentados.

realização da auditoria contábil é feita por meio de técnicas e procedimentos, que criam possibilidades de identificar esses eventuais erros ou irregularidades que possam existir nos lançamentos contidos nas demonstrações financeiras, bem como reconhecimento e validação dos componentes patrimoniais.

Além disso, a auditoria contábil é uma poderosa fonte de informações para os investidores, visto que permite, através de conferências e análises dos registros contábeis, validar com transparência a “saúde” da empresa.

A administração da empresa auditada também conta com os benefícios da auditoria contábil, pois recebe, além da opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis, sugestões de melhorias nas operações e dicas para obter informações atualizadas e que agregam na tomada de decisão.

Os benefícios da auditoria contábil refletem-se na sociedade, promovendo credibilidade e veracidade das informações, o que contribui para a estabilidade das empresas e consequentemente, garantia de empregos. Também o Fisco se beneficia, porque a realização da auditoria contábil contribui para o correto cumprimento das leis fiscais.

Muitos outros benefícios decorrem da realização de auditoria contábil, por esse motivo não só empresas de capital aberto que possuem a obrigatoriedade para fins legais, mas outras empresas optam pelo serviço, pois enxergam nele a busca pela transparência e melhoria de sua imagem no mercado, além de apresentar informações exatas e detalhadas aos seus sócios, aumentando a credibilidade.

auditoria contábil é realizada por uma firma de auditoria ou auditor independente, que além de revisar as informações contábeis e validar a fidedignidade dos registros, também relata irregularidades ou falhas nas operações, quando necessário, principalmente se essas ocorrências afetam as demonstrações contábeis. Uma realização da auditoria contábil de qualidade precisa ter, além da independência, objetividade, clareza e imparcialidade.

Resultados obtidos na Auditoria Contábil

Na auditoria contábil verifica-se a situação financeira de uma empresa, certificando-se da exatidão dos registros contábeis e eficiência dos controles internos. Porém, a realização da auditoria contábil, além de beneficiar a empresa nos setores financeiro, econômico e patrimonial, reflete de forma positiva em outras áreas, como administrativa, fiscal, técnica e social.

Visto que na auditoria contábil o profissional registrará sua opinião sobre a real situação financeira da empresa, é um serviço essencial para o empreendedor, pois o deixará ciente de possíveis erros e irregularidades, sugerindo também as respectivas soluções.

A legislação brasileira torna a auditoria contábil obrigatória para algumas empresas, como instituições financeiras, empresas de capital aberto, consórcios e planos de saúde. Porém, quando não por obrigatoriedade legal, o processo de realização da auditoria contábil também é muito procurado para que o empreendedor consiga visualizar se a empresa está atingindo seus objetivos e/ou detectar se existem fraudes ou falhas nos processos.

De uma forma ou de outra, a auditoria contábil sempre beneficiará a gestão, pois o olhar crítico e detalhista do profissional especializado é um grande diferencial na constatação da credibilidade e segurança da empresa, além de auxiliar no direcionamento da tomada de decisão.

É importante salientar que, embora realizada por profissional capacitado e especializado, também existem limitações na realização da auditoria contábil. Apontamentos podem surgir fora da contabilidade, controle patrimonial ou outras áreas atribuídas ao serviço. Nesses casos, outros profissionais devem envolver-se.

Sendo assim, um relatório de auditoria contábil pode apresentar uma confirmação da coerência das operações contábeis da empresa, em que as mesmas se encontram em cumprimento às normas de contabilidade, mas também pode apresentar a existência de erros ou fraudes, ocasionando falhas nos controles internos.

São considerados erros pela auditoria contábil, casos em que não houve a intenção da prática irregular. Já as fraudes são caracterizadas por ação intencional, como falsificações de documentos ou omissões de transações contábeis. Nesse caso, a realização da auditoria contábil registra a comunicação diretamente à empresa, respeitando o sigilo profissional e recomendando as providências cabíveis.

Ao optar pela realização da auditoria contábil, sócios e acionistas obterão informações detalhadas sobre a real situação econômica da empresa, bem como sobre a eficiência dos seus controles internos. Além disso, a auditoria contábil auxilia a empresa aumentando sua credibilidade junto a bancos e fornecedores, bem como valoriza-se perante possíveis investidores.

Entre em contato com a TATICCA, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse