POR QUE FAZER CONTROLE PATRIMONIAL EM SUA EMPRESA


O controle patrimonial envolve o acompanhamento e gerenciamento de todo o patrimônio de uma empresa, desde os ativos tangíveis quanto os ativos intangíveis do negócio. Levando em conta que os ativos de uma empresa compreendem seus bens e direitos, é importante saber o quanto o controle patrimonial afeta o planejamento orçamentário de uma empresa, já que entre várias outras vantagens, pode evitar problemas com o fluxo de caixa e ciclo produtivo.

Para colocar em prática o controle patrimonial são realizadas algumas etapas:

Inventário patrimonial: etapa em que se realiza uma vistoria dos ativos e constatação do estado de conservação de bens.

Avaliação dos ativos: etapa em que é realizada a avaliação do valor justo dos ativos.

Revisão da vida útil do imobilizado: etapa em que são revisadas as vidas úteis e contabilizadas as depreciações, amortizações e obsolescências dos ativos.

Determinação das novas taxas de depreciação: etapa em que é calculado o valor depreciado e com o resultado encontrada a depreciação anual do ativo.

Teste de Impairment: etapa em que se aplica o teste de recuperabilidade dos ativos, verificando-se se o valor contábil é maior que o valor recuperável.

O controle patrimonial periódico traz à empresa uma gestão financeira eficiente, com menos imprevistos financeiros e operacionais. A análise da vida útil econômica de um determinado bem, por exemplo, quando determinada em um controle patrimonial realizada de forma eficiente, possibilita à administração um planejamento de compra preventivo, com uma boa pesquisa de preços, além de evitar interrupções na produção. Além disso, o controle patrimonial permite fornecimento de dados estratégicos para os gestores e para a contabilidade, demonstrando mais vantagens no planejamento orçamentário.

Com os dados fornecidos, os gestores podem melhorar sua percepção quanto ao patrimônio, otimizando o processo de compras e reduzindo gastos desnecessários. Com seu patrimônio organizado, a empresa também realiza adequadamente as baixas contábeis dos ativos que não constam mais em seu patrimônio.

Visto que os relatórios emitidos impactam diretamente os resultados financeiros, é importante que a empresa procure profissionais experientes e qualificados para avaliar os seus ativos. Os gestores precisam exigir que os laudos de controle de bens patrimoniais sejam elaborados em conformidade com a Lei 11.638/07 e normas técnicas contábeis: CPC 27, CPC 46, CPC 01 e outras.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse