PARA QUE SERVE A AUDITORIA FINANCEIRA


A gestão de recursos financeiros tem como responsabilidade a gerir os valores monetários de uma empresa e otimizar o uso e aplicação desses recursos para garantir a continuidade das operações. Assim também funciona a auditoria financeira, executada pela auditoria externa, que verifica a realização correta dessas operações, envolvendo tesouraria, contas a pagar e contas a receber e empréstimos, por exemplo.

 

Ao ser realizada uma auditoria financeira, são aplicados métodos para obtenção de evidências. Além de verificar se as operações realizadas cumprem normas e políticas internas, também garante se as aplicações dos recursos realmente foram benéficas para a empresa, bem como, a existência de adequada estrutura de controles de fluxo de caixa e vinculado com as demais informações contábeis e de orçamento da organização.

 

Cada organização possui seus próprios processos e controles, de forma que um trabalho de auditoria financeira é construído por etapas, que compreendem, principalmente, mapeamento dos processos, identificação dos riscos e dos controles internos existentes para minimizar esses riscos, testes dos controles internos e obtenção de evidências, para que então o auditor possa formar sua opinião e também apresentar contribuições para melhorias.

 

Dentro das etapas mencionadas, é importante salientar os principais objetivos da auditoria financeira, que consistem basicamente em: 1) garantir que os saldos de caixa, extratos bancários e razão contábil correspondem aos valores registrados; 2) garantir que os saldos contábeis do Contas a Receber e Fornecedores correspondem aos valores reais dos títulos em aberto; 3) garantir que os valores do caixa, bancos e aplicações financeiras são utilizados da maneira correta, trazendo vantagem para a empresa; 4) garantir que os controles internos da empresa são eficientes na prevenção de fraudes ou irregularidades.

 

Alcançados esses objetivos, a auditoria financeira agrega à empresa vários benefícios, pois aponta falhas existentes, certificando a eficiência dos controles internos e contribuindo para a atenção com leis fiscais e informações sobre a situação financeira da empresa auditada.

 

auditoria financeira beneficia muitas partes de uma organização, como acionistas, credores e funcionários, pois confirma uma organização saudável, com reputação e valores agregados.

 

Recomenda-se que a auditoria financeira seja acompanhada pela auditoria contábil, que valida se os saldos contábeis correspondem com a situação patrimonial, econômica e financeira da empresa. Atualmente, empresas com gestão em altos estágios de maturidade adotam a prática da auditoria financeira, pois entendem os benefícios que a mesma agrega para a organização.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse