OS BENEFÍCIOS DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA A CONTABILIDADE

Conforme ocorre o crescimento das empresas a sua gestão se torna mais complexa, assim surge a necessidade da tecnologia para controlar as atividades, organizar a companhia, fornecer informação de forma ágil para as decisões estratégicas da companhia e também fornecer informações confiáveis para a contabilidade, a qual é responsável por cumprir as obrigações legais contábeis da empresa.

Dessa forma, é notória a importância da utilização de sistemas integrados de gestão empresarial de contabilidade, que auxiliam na geração e analise das informações geradas.

Os sistemas ERPs de tecnologia para os sistemas de informações de contabilidade, tratam das informações de toda a empresa, o qual inicia-se nas entradas de notas (compras), e seguidamente para o faturamento e saída de notas (vendas), folha de pagamento de funcionários (recursos humanos), pagamentos e recebimentos (financeiro), produção e controle de estoques (custo do produto vendido), sendo que todos os passos mencionados irão dar origem aos lançamentos da contabilidade. Através dos lançamentos ocorridos das operações citadas, é possível gerar as demonstrações contábeis e apurar os impostos da companhia.

São gerados pelo sistema integrado de contabilidade informações aos gestores: relatórios de acompanhamento de resultados imediatos (os períodos de extração podem ser diários, semanais, mensais e etc.), relatório de movimentações financeiras, de materiais e até de recursos da empresa. São desenvolvidos relatórios com características adequadas para o apoio ao planejamento gerencial.

Um sistema integrado de contabilidade também reduz retrabalhos, pois a informação será integrada aos diversos setores da empresa sem riscos de alterações e manipulações de dados. Além da confiabilidade oferecida, já que sem manipulação a possibilidade de erros diminui. O ERP também oferece agilidade e otimização nos processos, gerando facilidades e permitindo aumentar a produtividade devido ao monitoramento dos resultados pela gestão. As empresas economizam e reduzem suas perdas com o sistema integrado de contabilidade, pois ele proporciona identificação de falhas que podem ser melhoradas e busca reduzir perdas em todas as operações.

Outro grande benefício do uso do sistema integrado de contabilidade é substituição de vários softwares por um único que atenderá a todas as necessidades. Empresas que utilizam diversos softwares para cada área, como folha de pagamento, controle de vendas, contas a pagar, produção, etc), podem optar por um ERP, que além de reduzir custo com licenças, integrará as informações de forma inteligente e confiável.

A utilização constante das informações pelo ERP para a tomada de decisões já é utilizada pela maioria das organizações preocupadas em ajustar pontos falhos dos setores internos da empresa, bem como realizar uma boa administração através das informações da contabilidade.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.