Obrigatoriedade De Auditoria Externa Para Empresa De Grande Porte E Obrigatoriedade Dos Contadores Destas De Realizarem Treinamento Ainda Em 2016


A partir deste ano, o Programa de Educação Profissional Continuada previsto na norma NBC PG 12 (R1) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) passa a ser obrigatório também para os profissionais da Contabilidade que sejam responsáveis técnicos ou que exerçam funções de gerência/chefia no processo de elaboração das demonstrações contábeis das empresas sujeitas à contratação de auditoria independente pela CVM, pelo BCB, pela Susep ou consideradas de grande porte nos termos da Lei n.º 11.638/2007 (Sociedades de Grande Porte).

A Lei 11.638/07 determinou que empresas consideradas de grande porte, com ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões, devem contratar auditoria externa para auditar as demonstrações contábeis (também conhecidas como demonstrações financeiras).

A partir da Versão 3.3.7 do SPED Contábil, a Receita Federal do Brasil (RFB) determinou a obrigatoriedade do preenchimento do campo referente ao nome da auditoria externa (auditor independente) que realizou auditoria das demonstrações financeiras (contábeis), no caso de empresas de grande porte, quando da entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD).

Lembrando que já em 2013 a RFB determinou que as empresas de grande porte deveriam informar em seus cadastros no SPED o nome do auditor independente responsável pela auditoria, bem como, seu respectivo registro junto à Comissão de Valores Mobiliários -CVM, o que já representou importante avanço. Porém, como não eram campos de preenchimento obrigatório, o sistema não apontava erro caso as informações não fossem inclusas.

Com a alteração na ECD, essas empresas passaram a ser obrigadas a informar quem as audita e, assim, podemos ter a certeza de que estão sendo realmente auditadas, o que é uma proteção para a sociedade e melhorar o ambiente institucional em benefício da sociedade como um todo.

Como contratar o serviço de auditoria externa e auditoria interna?

A TATICCA Auditores Independentes S.S., com registro na CVM, CRC e IBRACON, realiza auditoria externa independente, seguindo as orientações das normas de auditoria nacionais e internacionais (IFRS), de forma a permitir as empresas atenderem as exigências determinadas na Lei 11.638/07 e, por conseguinte, da Receita Federal (RFB) quanto a obrigatoriedade de auditoria eterna das demonstrações financeiras (contábeis).

Entre em contato com a TATICCA Auditores Independentes para obter mais informações pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 30623000 e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização da atividade. Contamos com sócios com mestrado em contabilidade.