O QUE FAZ A AUDITORIA INTERNA


auditoria interna atua, através de pesquisas, interpretações e pareceres, como uma forma de avaliação do sistema de controles internos de uma empresa, apresentando aos líderes dados e informações qualitativas. Basicamente, a finalidade da auditoria interna pode ser representada por alguns objetivos como verificação da eficácia e eficiência dos controles internos, utilização de métodos para salvaguardar ativos e  garantia da integridade dos registros e informações.

 

Mas a auditoria interna vai muito além disso. Ela cumpre papel fundamental para a empresa, garantindo a adequação e eficácia dos controles internos e a confiabilidade das informações, por exemplo.

 

É uma das preocupações dos líderes antecipar mudanças para garantir positivamente seus efeitos sobre a empresa, fazendo com que o papel da auditoria interna torne-se essencial, já que proporciona informações valiosas que ajudam a empresa a criar estratégias para minimizar os impactos dessas mudanças.

 

auditoria interna está atenta a cada fase do crescimento e desenvolvimento de uma empresa, conseguindo formar um modelo de interação com a mesma, que proporciona um alcance positivo em ações de previsão e diagnóstico, ou seja, a grande vantagem da auditoria interna é ter um controle permanente dos processos de gestão.

 

Em muitos casos a auditoria interna é considerada punitiva, quando ao contrário, exerce papel fundamental na melhoria da gestão, visto que seu objetivo principal não é localizar erros, mas monitorar os controles internos até conseguir sua real eficiência. Verificar possíveis falhas ou erros que geram riscos à empresa e tornam ineficientes o controle interno das organizações é uma das funções da auditoria interna, porém são ações que elevam sua contribuição de acordo com o desenvolvimento da empresa.

 

Conforme a organização movimenta-se ao longo das mudanças, o foco da auditoria interna varia ao longo do tempo, pois como essas mudanças acontecem rapidamente, detalhes importantes em uma fase podem se tornar menos significativos em outra, fazendo com que a auditoria interna esteja sempre alinhada com os objetivos da empresa.

 

Dessa forma, o crescimento e mudanças na empresa refletem fortemente no papel da auditoria interna, que entende a organização como um todo e a auxilia em suas necessidades e expectativas. A auditoria interna está sempre atenta e pronta a ajudar, reforçando novas regras e analisando possíveis falhas nos controles internos.

 

Com a implantação frequente de novos valores no mercado, impulsiondas também pelo avanço da tecnologia, torna-se necessário uma visão diferente da auditoria interna, como um trabalho de mensuração e prevenção, que tem como objetivo buscar a melhoria para problemas existentes e previnir problemas futuros.

 

Qual a diferença entre auditoria interna e auditoria externa?

auditoria interna é uma função que, embora operando de forma independente de outros departamentos e reportando diretamente ao comitê de auditoria ou presidente da empresa, reside dentro de uma organização (ou seja, são funcionários da empresa ou terceirizados). É responsável pela realização de auditorias (financeiras e não financeiras) dentro de uma ampla gama de áreas dentro de uma empresa, como indicado pelo plano de auditoria anual. O olhar de auditoria interna é concentrado nos principais riscos enfrentados pela empresa e que está sendo feito para gerir esses riscos de forma eficaz, para ajudar a organização a alcançar seus objetivos.

 

Já a auditoria externa é um organismo independente que reside fora da organização. Eles estão focados sobre as informações financeiras, contábeis e econômicas ou risco associados às finanças e são nomeados pelos acionistas/proprietários da empresa. A principal responsabilidade da auditoria externa é realizar a revisão legal das informações financeiras, fornecendo um parecer sobre se eles são um reflexo verdadeiro na situação financeira da empresa. 

 

Para empresários e gerentes que desejam iniciar um processo de auditoria interna em suas empresas ou setores, contratar uma consultoria externa é a melhor solução se levarmos em consideração fatores como eficácia, experiência e metodologia.

Contratando a consultoria em auditoria interna, a empresa se protege contra erros comuns que acontecem por falta de familiaridade com os processos necessários. Por outro lado, o maior benefício é o fato de assegurar um padrão que de fato irá apontar elementos a serem melhorados.

 

Composta por profissionais multidisciplinares e com mais de 25 anos de experiência no segmento de auditoria, a Taticca Allinial Global Brasil ofereces as seguintes variações de auditoria interna: Co-sourcing ou outsourcing, planejamento da auditoria interna, revisão da estrutura da auditoria interna, estruturação da função da auditoria interna, auditoria de processos com foco em riscos e controles, auditoria com foco em integridade financeira – contabilidade, reporte e controles, auditoria técnica e operacional.

 

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