O Que É Taxa SELIC E Seus Impactos Na Economia


O SELIC - Sistema Especial de Liquidação e de Custódia é um mecanismo utilizado pelo COPOM - Comitê de Políticas Monetárias para direcionar a economia. Observar as oscilações da SELIC ao longo dos anos auxilia na compreensão das políticas econômicas e monetárias.

 

Basicamente, pode-se afirmar que a SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira, sendo que todas as demais alíquotas praticadas por bancos, credores e instituições financeiras são calculadas a partir dela.

 

O histórico inteiro da SELIC pode ser acessado no site do Banco Central, que publica as informações desde 1996. No final dos anos 1990, a SELIC chegou a alcançar uma meta de 45% ao ano e ao longo da década seguinte, a taxa de juros foi caindo gradativamente e se manteve até o fim de 2009. Entre 2010 e 2017, ficou entre 7% e 14,25% ao ano e desde então vem caindo.

 

Mas como interpretar esses números? No direcionamento da economia, quando a taxa de juros está alta, no mercado o crédito encarece, pois bancos e credores baseiam o custo dos seus empréstimos e produtos na taxa SELIC. Se o custo do crédito está alto, as pessoas consomem menos e acontece o desaquecimento da economia. O contrário também ocorre, com o crédito mais baixo o consumo é estimulado e a economia é aquecida.

 

Algumas aplicações financeiras em renda fixa também são indexadas à taxa SELIC, como o Tesouro Direto e a Poupança. Porém, como a SELIC é a taxa básica de juros do mercado, todas as outras remunerações tendem a ser baseadas nas suas oscilações.

 

Segundo projeções do Banco Central para a SELIC através do Boletim Focus, divulgada em agosto de 2022, o consenso de mercado continuou pela 9ª semana seguida em 13,75%. Há um mês, o porcentual já era de 13,75%. Da mesma forma, a mediana para a SELIC no final de 2023 permaneceu em 11,00%, de 10,75% quatro semanas antes. Ainda conforme o Boletim Focus, a previsão para a Selic no fim de 2024 continuou em 8,00%, mesmo porcentual de um mês atrás. Já a mediana para o fim de 2025 foi mantida em 7,50%, repetindo a taxa de quatro semanas antes.


Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria internacontabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse