A crise econômica enfrentada por muitos países em meio à pandemia da COVID-19 já traz impactos significativos nos resultados do mercado de trabalho. A iminente recessão levará à perda de empregos, redução da renda e aumento da pobreza. No entanto, os impactos diretos podem levar a outros efeitos de curto e médio prazo que podem ser igualmente dolorosos a longo prazo. Por exemplo, as perdas de empregos afetam os ganhos futuros devido a interrupções, perda de produtividade, falta de treinamento associada a longos períodos de desemprego e oportunidades perdidas de desenvolver capital humano no trabalho.
Mudanças já são percebidas nessa nova era do mercado de trabalho, como a consolidação do home office. Na pandemia, empregos e ocupações mais suscetíveis ao teletrabalho são os que estão em melhor situação. Na maioria dos casos, são as pessoas com experiência digital, por isso a importância de investir em tecnologia digital, pois equipar as pessoas com habilidades digitais tornou-se uma necessidade crítica. De acordo com estudiosos da área, trabalhadores qualificados são mais capazes de lidar com os desequilíbrios causados por eventos como crises econômicas porque podem se adaptar às necessidades em constante mudança dos empregadores e das novas tecnologias. Além disso, os trabalhadores qualificados são mais capazes de buscar informações sobre oportunidades de emprego com a família, amigos, anúncios, ex-empregadores e agência de empregos.
Um estudo recente conduzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) alerta para o impacto da pandemia da COVID-19 na vida profissional dos mais jovens. Diante disso, a busca pelo aprendizado que já é fator importante no mercado de trabalho, será crucial e definirá muito das mudanças que hão de vir. Especialistas apontam crescimentos nas áreas de tecnologia, comunicação e saúde. Também acredita-se que háverá um aumento na busca por cursos envolvendo essas áreas, já que a educação e aprendizagem contínua sempre serão necessárias para um candidato aumentar seu nível de empregabilidade.
Além da formação acadêmica e capacitação técnica, a pandemia trouxe para o mercado de trabalho a valorização de skills pessoais, ou seja, habilidades comportamentais que trazem maior resiliência ao empregado frente à mudanças abruptas na rotina de trabalho. Nesse contexto de mudanças, vale apostar no crescimento do ensino à distância (EAD), ajudando na formação de profissionais e empresas.
A TATICCA – ALLINIAL GLOBAL é capacitadora credenciada no CRC e possui mais de 60 cursos com pontuação no Programa de Educação Continuada do CFC, permitindo, além do aprendizado prático de contabilidade, o cumprimento da pontuação exigida pelo programa.
Para saber mais, acesse nossa página: https://www.taticca.com.br/pt-br/cursos
Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.