O ESPAÇO DA CONTABILIDADE NO METAVERSO


Nos últimos anos, a Contabilidade tem sido fortemente impactada pelas novas tecnologias. Isso porque a tecnologia da informação aliada à Contabilidade, ajuda as empresas a se manterem no mercado, agilizando os processos e transformando a informação em poderoso instrumento de gestão empresarial, além de reduzir esforços no cumprimento das obrigações fiscais e tributárias impostas pelo governo.

 

Atualmente, uma mudança na forma como as pessoas tem se relacionado é o que tem feito empresas enxergarem oportunidades, pois a cada dia o mundo físico tem sido mais inserido no mundo digital, proporcionando a grande experiência do metaverso. Com o metaverso, é esperado que muitas oportunidades empresariais e profissionais surjam, o que tem motivado grandes empresas a investir em sua consolidação. A Microsoft é uma dessas empresas, que criou uma plataforma chamada Mesh, para realizar reuniões em ambiente virtual por meio de hologramas e avatares 3D. Segundo artigo da BBC News, "a Bloomberg Intelligence calcula que a oportunidade de mercado para o metaverso pode atingir US$ 800 bilhões (R$ 4,5 trilhões) até 2024.

 

A questão é, se existe espaço para a Contabilidade no mundo virtual. Especialistas no assunto já se adiantaram e respondem que sim, a Contabilidade já alcançou o mundo digital. O novo mundo do metaverso foi tema de uma das palestras da 27ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (Convecon), realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP). Na palestra “Metaverso corporativo: um admirável mundo novo”, segundo Edgard Cornacchione, presidente da FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, “As tendências são claras, com efeitos sobre os segmentos agrícola, comercial, de serviços e financeiro, notadamente em termos de personalização e empatia. Para a Contabilidade e para os contadores, percebe-se claramente que o metaverso catalisa a transformação digital”.

 

O metaverso promete muitos benefícios para a sociedade, mas também se especula sobre os desafios que trará às empresas. E a Contabilidade continuará sendo o apoio necessário para quem está abrindo negócios nessa nova realidade, pois eles também precisarão de assessoria contábil e fiscal. O mundo virtual não está desobrigado dessas questões e com tantas expectativas sendo processadas em um mundo corporativo novo e desconhecido, o profissional de Contabilidade estará pronto para auxiliar empresários que necessitam de insights e ferramentas para gestão do seu negócio. Ainda da 27ª Convecon, Cornacchione afirmou que: “A habilidade mais importante para contadores, diante do metaverso, talvez seja ser menos tecnicista e ter mais capacidade de avaliação crítica sobre esse modelo de negócio. A contabilidade vai precisar se posicionar para dar assistência, assessoria e reconhecer resistências nesse ambiente digital. Vai ser preciso participar mais criticamente desse contexto do que simplesmente reconhecer atributos de transações”.

 

Cada vez mais difundido, o conceito do metaverso expande as possibilidades de tempo e espaço. Embora sua construção ainda esteja em andamento, antecipar ações para que sua empresa esteja presente nesse futuro é importante, é garantir que novas experiências sejam vivenciadas. Só o tempo poderá responder se o metaverso será uma ferramenta de sucesso, mas já é possível perceber seu impacto nas áreas de negócios e profissões.

 

Nesse momento, muito mais proveitoso do que apenas observar as tendências, é saber como transformar a mentalidade das pessoas para que elas criem empresas capazes de gerir crises e mudanças revolucionárias. Porque um bom negócio existe no mundo real, e é formado por pessoas reais que visualizam as oportunidades trazidas pelo metaverso, buscando o profissional da Contabilidade para agregar inteligência ao seu processo de gestão.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse