O DESAFIO DA CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA

A dinâmica do clima de negócios global de hoje está levando as organizações a buscarem novas maneiras de melhorar sua vantagem competitiva. Nesse contexto, empresas qualificadas oferecem serviços de auditoria interna e possuem times de consultores que ajudam as organizações no alcance de seus objetivos, com uma abordagem econômica, estratégica e disciplinada para o processo de gerenciamento de riscos.

 

As atividades relacionadas à auditoria interna têm por finalidade agregar valor e sugerir melhorias nas operações de uma organização, e são realizadas em ambientes diversos, para variados objetivos. As organizações almejam posições competitivas e sustentáveis, procurando fazer uma gestão eficaz e rentável, e é nesse contexto que a auditoria interna emerge, apoiando a busca de uma gestão de recursos adequada.

 

Nos últimos anos, o papel da auditoria interna se modificou, dando espaço ao atendimento de novas demandas, surgidas a partir da pressão dos órgãos reguladores, além da necessidade de melhorias na governança corporativa devido à crise financeira mundial.

 

Sendo assim, a auditoria interna aumentou seu foco em riscos, passou a atuar mais efetivamente na governança corporativa e participar mais ativamente nas melhorias dos processos como um todo. As empresas passaram a acreditar que a gestão de riscos tem impacto altamente positivo e que muitas de suas áreas internas podem melhorar a partir de trabalhos de profissionais externos qualificados.

 

Hoje, podemos identificar como principais prioridades da auditoria interna, a identificação de oportunidades de redução de custos no negócio, melhoria do processo de avaliação de risco e melhoria da capacidade de monitoramento de riscos emergentes. Dessa forma, a auditoria interna caminha para focar na metodologia interna de auditoria e no alinhamento da estratégia do negócio.

 

Essa estratégia tem como ponto de partida o alinhamento da estratégia da organização com a estratégia da auditoria interna, focando nos principais riscos do negócio. Para o desenvolvimento do plano estratégico algumas abordagens são necessárias, como a definição da visão da auditoria interna e o desenvolvimento de uma estratégia operacional. Assim, cada vez mais o mercado busca profissionais especialistas, com experiências necessárias para serem capazes desses desafios e iniciativas estratégicas.

 

A partir dessa transformação e complexidade das demandas, estão presentes no mercado várias contribuições, que tem como diferencial o extenso conhecimento em auditoria interna dos profissionais atuantes, a fim de auxiliar a administração na identificação de áreas críticas de risco para praticamente qualquer tipo de negócio, com uma abordagem altamente focada e orientada estrategicamente.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.