MERCADO DE CAPITAIS - O QUE É E COMO FUNCIONA


O mercado de capitais é o segmento do sistema financeiro responsável pela intermediação das negociações entre captadores de recursos para financiamento de projetos e investidores.

 

É regulado pela CVM e vem crescendo mais a cada dia devido ao aumento de investidores em ativos mobiliários e do crescente número de empresas que realizam ofertas iniciais de ações (IPO) na bolsa.

O mercado de capitais inclui ativos de renda variável, como por exemplo como Ações, Commodities (soja, petróleo, alumínio, café, etc).

 

Outro aspecto importante é como se divide o Mercado de Capitais. Existe um mercado primário, onde os ativos são negociados entre os emissores dos títulos e os investidores. E é aqui que ocorrem as ofertas iniciais de ações de empresas na bolsa, também conhecidas como IPOs. Já no mercado secundário, ativos são negociados entre os investidores e a empresa emissora não participa.

 

Com relação aos participantes do Mercado de Capitais, é importante lembrar que o mercado financeiro faz parte do Sistema Financeiro Nacional (SFN), do qual faz parte a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é o órgão do governo responsável pela fiscalização desse mercado. Um agente importante desse mercado são as Bolsas de Valores, onde são negociados os títulos que as empresas e instituições financeiras colocam no mercado. Além desses órgãos, participam as empresas, responsáveis por emitir títulos que serão negociados e pela compra e venda de ativos, os bancos e instituições financeiras que realizam a intermediação financeira viabilizando as operações e as corretoras de valores, responsáveis pela intermediação entre os investidores e a bolsa de valores.

 

Para investir recomenda-se alguns passos: descobrir qual é o seu perfil de investidor, definir o valor que você vai investir, abrir uma conta em uma corretora e realizar as operações.

 

Algo que merece atenção é lembrar que as corretoras de valores são a ponte entre o investidor e o mercado de capitais. Por isso, é importante buscar instituições responsáveis e sérias com seus clientes. O mercado de capitais oferece boas oportunidades de ganhos, mas é preciso conhece-lo bem e planejar com cuidado suas ações. Buscar ajuda de especialistas é importante para o sucesso dos investimentos.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse