MELHORES PRÁTICAS PARA ATENDER A ADEQUAÇÃO À LGPD


Com a disseminação da LGPD, as empresas estão entendendo que todos os seus dados, desde informações a respeito dos produtos ou serviços oferecidos até informações particulares de colaboradores, podem ter sua segurança comprometida e por isso, além de evitar as sanções impostas pela lei, é importante culturalmente que seja feita a adequação à LGPD.

 

A segurança da informação é um tema estratégico na gestão de negócios e interfere no bom andamento das atividades, alcance dos resultados e sobrevivência da empresa. Por isso, na adequação à LGPD, é essencial que os líderes conheçam boas práticas referentes ao tema.

 

Essas boas práticas dependem muito do mecanismo escolhido pela equipe e gestor da área de tecnologia. Algumas são mais conhecidas até pelas pessoas leigas e outras apenas pelos especialistas na área. Essa é uma vantagem de contratar uma consultoria para adequação à LGPD, pois os profissionais conhecem práticas sofisticadas e que podem agregar valor à empresa.

 

A alta disponibilidade das informações, por exemplo, pode ser garantida com a redundância de sistemas, ou seja, quando a empresa dispõe de infraestrutura replicada, seja ela física ou virtualizada. Isso pode ser providenciado na adequação à LGPD. Nesse caso, se um servidor ou roteador falhar, seu substituto entra em operação e permite a continuidade das operações.

Em se tratando do controle de acesso, também há uma preocupação grande na adequação à LGPD, mas hoje existem mecanismos físicos e lógicos, ou até uma combinação deles para o controle de acesso à informação. Mecanismos físicos, por exemplo, podem se tratar de uma sala de infraestrutura de tecnologia com acesso restrito e sistemas de câmeras de monitoramento. Já os principais mecanismos lógicos são, por exemplo, firewall, assinatura digital, biometria, entre outros.

Também é fundamental na adequação à LGPD, planejar um treinamento e atualização de conhecimentos para a equipe de tecnologia e usuários dos recursos tecnológicos. É imprescindível detectar de forma rápida as possíveis vulnerabilidades de hardware e software, para tomar providências imediatas no sentido da sua solução.

A LGPD já está em vigor e impactando o mercado brasileiro como um todo. Se sua empresa ainda não fez a adequação à LGPD entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que possui equipe multidisciplinar qualificada e experiente, ferramentas e metodologia para consultoria em LGPD e também implementação, de forma objetiva e assertiva, com: orientação e treinamento, diagnóstico, análise de contratos de colaboradores, análise de contratos de fornecedores, análise de políticas internas, análise de contratos de prestação de serviço ou venda de produtos, adaptação de contratos atendendo à LGPD, mapeamento de dados, implementação do canal de atendimento, elaboração de política de privacidade, documentação pré-formatada com todos os requerimentos da LGPD.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse