MELHORES PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA


A governança corporativa contém uma série de práticas, processos e regras que tem como objetivo organizar uma empresa e facilitar seu crescimento. Tem se tornado um tema importante dentro das empresas, por estar relacionada à administração e sucesso dos negócios. Muitas empresas estão revendo seu modelo de gestão e considerando a governança corporativa nos seus processos. Isso porque ela melhora o desempenho econômico e imagem da empresa perante o mercado e investidores.

De acordo com o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, responsável por muitos estudos e estratégias sobre esse tema no Brasil, pode-se dizer que a governança corporativa é um conjunto de regras e procedimentos pelos quais empresas e outras instituições são administradas, monitoradas e estimuladas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. Basicamente, o objetivo da governança corporativa é garantir que todas as partes de uma empresa estejam alinhadas, evitando conflitos e trazendo maior transparência. A governança busca garantir que os envolvidos no negócio, interna ou externamente, atuem em harmonia.

Com os avanços tecnológicos e recentes instabilidades econômicas, que mudam o mercado de forma dinâmica, a governança corporativa oferece melhora na gestão, redução de custos, atração de novos investidores, valorização da imagem institucional, melhoria do planejamento estratégico, aumento na retenção e atração de novos talentos, entre outros benefícios. Tudo isso vindo dos pilares básicos das melhores práticas da governança, que são: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Com base nesses conceitos, são recomendados como boas práticas de governança corporativa:

Alinhamento das estratégias com objetivos

As estratégias de uma empresa devem estar alinhadas com os objetivos e a sua capacidade de execução de curto à longo prazo.

Adequação dos processos

Iniciativas como aumento da produtividade ou implementação de melhorias, ajudam no aprimoramento da gestão do tempo e tomada de decisões. Uma adequação nos processos, através de um mapeamento de processos com a estruturação de políticas e procedimentos é extremamente recomendada.

Criação de um conselho consultivo e de administração

Para compor o conselho, é recomendado convidar pessoas variadas e de diferentes áreas da empresa, buscando uma diversidade de opiniões e análises.

Definição de funções e responsabilidades

Tanto os colaboradores operacionais, quanto gerentes e executivos, inclusive o CEO da empresa, precisam compreender de forma clara as delimitações de suas funções. Recomenda-se a redação de documentos com descrição de cargos e responsabilidades associadas a eles.

Implementação de mecanismos de controle

Padronizar procedimentos e melhorar as dinâmicas dos controles internos são duas práticas recomendadas para a governança corporativa. O ideal é que vários mecanismos de controle, além da criação do conselho de administração, alcancem os departamentos da empresa de forma descentralizada. Inclusive a auditoria, interna ou externa, também pode ajudar investigando se as boas práticas estão sendo aplicadas.

Responsabilidade social, integridade e éticas na cultura da empresa

Já é altamente percebido no mercado, que as empresas que inserem em suas práticas a busca por uma sociedade mais justa se relacionam melhor com seus stakeholders e colaboradores. Por isso, estão dentro das boas práticas da governança corporativa a garantia do cumprimento de leis e regras trabalhistas.

Dentro desse item, também entra o Código de Conduta, um conjunto de normas internas que orientam o comportamento de uma organização e de seus colaboradores. É composto de princípios éticos e torna-se parte da cultura organizacional, servindo como um parâmetro para o bom funcionamento das práticas e relacionamentos dentro da empresa.

Essas são só algumas das principais práticas recomendadas para uma boa governança corporativa. Essas ações darão mais autonomia aos Conselhos e aumentarão a fiscalização, inibindo práticas contrárias.

Atualmente, garantir o desenvolvimento seguro e saudável da sua empresa, adotando práticas de governança corporativa, é priorizar o crescimento da sua organização.

Entre em contato com a Taticca Allinial Global Brasil, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos, para obter mais informações, pelo site www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. 

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse