MELHORANDO FERRAMENTAS PARA CONDUÇÃO DA AUDITORIA


A pandemia da COVID-19 ampliou as ameaças existentes e criou novos riscos para as organizações avaliarem, de forma que os empresários, a fim de buscar constantemente uma garantia adicional de que a gestão, os recursos e os controles de sua empresa estão sendo eficientes, têm procurado ainda mais o auxílio da auditoria.

 

Por outro lado, com a limitação da mobilidade e encontros presenciais com seus clientes, aos profissionais de auditoria encontraram valor agregado nos benefícios de se tornar digital: agilidade no feedback, maior envolvimento das partes interessadas e relatórios robustos e centralizados. Muitas equipes de auditoria de risco e conformidade, por exemplo, descobriram que as auditorias remotas são, de várias formas, ainda mais eficazes do que estar no local.

 

Se sua empresa já adotou as auditorias digitais ou se está começando essa jornada, é preciso reavaliar continuamente as prioridades. Recomenda-se avaliar, por exemplo, com a frequência que as condições exigem, como a pandemia está afetando seu plano de auditoria. As auditorias devem levar em conta a maneira como você está fazendo negócios hoje.

 

Revisar e ajustar frequentamente seu plano de auditoria de acordo com as condições de negócios é essencial na dinâmica do mercado atual, bem como alinhar sua equipe e os principais interessados ​​nos riscos críticos e urgentes, concentrando sua atenção nas áreas e procedimentos que protegerão o seu  negócio. Investir em ferramentas que promovam a conectividade também é importante, já que a auditoria é uma função baseada em equipe e orientada para o relacionamento.

 

Uma auditoria remota bem-sucedida requer um pouco de trabalho de preparação e configuração de expectativas, porque obter a documentação necessária pode ser mais trabalhoso do que o normal. Mas ao se certificar de que os auditados e partes interessadas estão alinhados no processo de auditoria, incluindo seus prazos de entrega, permitirá que tenham tempo suficiente para se preparar.

 

Atualmente, muitas equipes planejam e interagem com as atividades de auditoria usando a tecnologia. Investir na tecnologia certa permite que as equipes de auditoria apliquem uma metodologia consistente. Por exemplo, um sistema automatizado baseado em nuvem cria um repositório de todas as informações relacionadas à auditoria e as compartilha facilmente com todas as partes envolvidas para que ninguém precise buscar as informações necessárias.

Os profissionais de auditoria podem ter certeza de que estão baseando as decisões nos dados mais atualizados e podem atribuir tarefas e lembretes aos colegas para que nada seja esquecido.

 

Com análises avançadas e representações visuais instantâneas de dados, essas ferramentas também eliminam relatórios tediosos, aceleram o ciclo de auditoria e liberam tempo para as equipes se concentrarem na melhoria das estratégias.

 

Seja como for o trabalho da auditoria, ao ser capaz de avaliar a eficácia das práticas de governança, risco e conformidade com mais rapidez e precisão, a auditoria pode solidificar sua posição como um parceiro estratégico para alcançar o gerenciamento geral de riscos e as metas de negócios da organização.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse