A pandemia da COVID-19 ampliou as ameaças existentes e criou
novos riscos para as organizações avaliarem, de forma que os empresários, a fim
de buscar constantemente uma garantia adicional de que a gestão, os recursos e
os controles de sua empresa estão sendo eficientes, têm procurado ainda mais o
auxílio da auditoria.
Por outro lado, com a limitação da mobilidade e encontros
presenciais com seus clientes, aos profissionais de auditoria encontraram valor agregado nos benefícios de se tornar
digital: agilidade no feedback, maior envolvimento das partes interessadas e
relatórios robustos e centralizados. Muitas equipes de auditoria de risco e conformidade, por exemplo, descobriram que as
auditorias remotas são, de várias formas, ainda mais eficazes do que estar no
local.
Se sua empresa já adotou as auditorias digitais ou se
está começando essa jornada, é preciso reavaliar continuamente as prioridades.
Recomenda-se avaliar, por exemplo, com a frequência que as condições exigem, como
a pandemia está afetando seu plano de auditoria.
As auditorias devem levar em conta a maneira como você está fazendo negócios
hoje.
Revisar e ajustar frequentamente seu plano de auditoria de acordo com as condições de
negócios é essencial na dinâmica do mercado atual, bem como alinhar sua equipe
e os principais interessados nos riscos críticos e urgentes, concentrando sua
atenção nas áreas e procedimentos que protegerão o seu negócio. Investir em ferramentas que promovam
a conectividade também é importante, já que a auditoria é uma função baseada em equipe e orientada para o
relacionamento.
Uma auditoria
remota bem-sucedida requer um pouco de trabalho de preparação e configuração de
expectativas, porque obter a documentação necessária pode ser mais trabalhoso
do que o normal. Mas ao se certificar de que os auditados e partes interessadas
estão alinhados no processo de auditoria,
incluindo seus prazos de entrega, permitirá que tenham tempo suficiente para se
preparar.
Atualmente, muitas equipes planejam e interagem com as
atividades de auditoria usando a
tecnologia. Investir na tecnologia certa permite que as equipes de auditoria apliquem uma metodologia
consistente. Por exemplo, um sistema automatizado baseado em nuvem cria um
repositório de todas as informações relacionadas à auditoria e as compartilha facilmente com todas as partes
envolvidas para que ninguém precise buscar as informações necessárias.
Os profissionais de auditoria
podem ter certeza de que estão baseando as decisões nos dados mais atualizados
e podem atribuir tarefas e lembretes aos colegas para que nada seja esquecido.
Com análises avançadas e representações visuais
instantâneas de dados, essas ferramentas também eliminam relatórios tediosos,
aceleram o ciclo de auditoria e
liberam tempo para as equipes se concentrarem na melhoria das estratégias.
Seja como for o trabalho da auditoria, ao ser capaz de avaliar a eficácia das práticas de
governança, risco e conformidade com mais rapidez e precisão, a auditoria pode solidificar sua posição
como um parceiro estratégico para alcançar o gerenciamento geral de riscos e as
metas de negócios da organização.
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