A pandemia do Covid-19 está trazendo e trará mais impactos
significativos para as organizações. Sendo assim, a permanência de uma empresa no mercado será determinada pela sua capacidade de adaptação diante das circunstâncias,
otimização dos processos e modernização dos serviços. À medida que o mundo se
reúne em combate à crise, é apenas uma questão de tempo até que surjam outras
inovações em tecnologia.
A IA, por exemplo, embora tenha sido incrivelmente útil
no estudo da densidade populacional, demografia e padrões de viagens para
ajudar os pesquisadores a decidir para onde enviar suprimentos ou como mitigar
um surto, inovações estão focadas em como usar a tecnologia para eliminar
informações incorretas. Os gigantes da tecnologia social Facebook, Google
e Twitter estão trabalhando no uso da
tecnologia para oferecer checagens. A BlueDot
canadense desenvolveu um sistema de alerta precoce, que usa inteligência
artificial, incluindo processamento em linguagem natural e aprendizado de
máquina, para rastrear mais de 100 doenças infecciosas, analisando cerca de
100.000 artigos em 65 idiomas todos os dias.
As startups da BioTech, HealthTech estão trabalhando no
desenvolvimento de testes mais fáceis e rápidos e máscaras eficazes para
identificar e impedir a propagação do COVID-19. Os laboratórios Veredus em
Cingapura informaram que a empresa lançará em breve um kit de detecção
"Lab-on-Chip" que pode ser comprado comercialmente. Isso
permitirá que os pacientes sejam testados para três tipos de
coronavírus em duas horas. Duas startups
israelenses , Sonovia e Argaman, estão trabalhando em
máscaras laváveis e reutilizáveis, incorporadas a agentes antivirais e
antibacterianos que podem ser mais eficazes do que as máscaras descartáveis.
As possibilidades crescentes de telemedicina, combinadas
à robótica, ajudarão os pacientes a obter os cuidados de que precisam, sem
colocar os médicos em risco. Nos EUA, um paciente no estado de Washington
está sendo tratado pelo coronavírus por um robô chamado Vici, através
do qual ele se comunica com sua equipe de atendimento. Na China, um robô chamado Little
Peanut transporta alimentos para pacientes em quarentena
em um hotel.
Já os drones, chegou a hora de serem usados para entrega
de mercadorias. O Fórum Econômico
Mundial publicou uma postagem no blog destacando as contribuições dos drones na
luta contra o COVID-19. Na China, a empresa de entrega de
drones JD trabalhou com
as partes interessadas do governo para aumentar drasticamente as áreas de
serviço e levar suprimentos para áreas em quarentena e isoladas.
Quando a SARS teve seu pico no final de 2002, cientistas
levaram mais de um ano para sequenciar o genoma do vírus. Desta vez, o
genoma do COVID-19 foi sequenciado em
menos de um mês após o primeiro caso ter sido identificado. As inovações
nessa área nos ajudarão a fornecer informações sobre como o vírus é transmitido
e como ele evolui. O Reino Unido criou a aliança de sequenciamento
do genoma COVID-19 para análise do vírus em larga escala.
Em resumo, a tecnologia está sendo tratada hoje como
parte essencial de proteção à saúde pública e poderá trazer aspectos que irão
moldar as rotinas das empresas nos próximos meses e anos. A pandemia terá um
fim, mas a transformação está só começando. Vivenciamos revoluções que já
deixam sementes para colheitas futuras e já temos muitas comprovações ao redor
do mundo de como a tecnologia usada corretamente pode não só frear a pandemia,
mas criar uma sociedade mais digital e evoluída.
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