Importância Da Auditoria Interna Nas Organizações

A auditoria interna atua, através de pesquisas, interpretações e pareceres, como uma forma de avaliação do sistema de controles internos de uma empresa. Apresentando aos administradores dados e informações qualitativas, a auditoria interna cumpre papel fundamental para a empresa, garantindo a adequação e eficácia dos controles internos e a confiabilidade das informações, por exemplo.

 

Basicamente, a finalidade da auditoria interna pode ser representada por alguns objetivos como verificação da eficácia e eficiência dos controles internos, utilização de métodos para salvaguardar ativos e  garantia da integridade dos registros e informações.

 

É uma das preocupações dos líderes antecipar mudanças para garantir positivamente seus efeitos sobre a empresa, fazendo com que o papel da auditoria interna torne-se essencial, já que proporciona informações valiosas que ajudam a empresa a criar estratégias para minimizar os impactos dessas mudanças.

 

A auditoria interna está atenta a cada fase do crescimento e desenvolvimento de uma empresa, conseguindo formar um modelo de interação com a mesma, que proporciona um alcance positivo em ações de previsão e diagnóstico, ou seja, a grande vantagem da auditoria interna é ter um controle permanente dos processos de gestão.

 

Em muitos casos a auditoria interna é considerada punitiva, quando ao contrário, exerce papel fundamental na melhoria da gestão, visto que seu objetivo principal não é localizar erros, mas monitorar os controles internos até conseguir sua real eficiência. Verificar possíveis falhas ou erros que geram riscos à empresa e tornam ineficientes o controle interno das organizações é uma das funções da auditoria interna, porém são ações que elevam sua contribuição de acordo com o desenvolvimento da empresa.

 

Conforme a organização movimenta-se ao longo das mudanças, o foco da auditoria interna varia ao longo do tempo, pois como essas mudanças acontecem rapidamente, detalhes importantes em uma fase podem se tornar menos significativos em outra, fazendo com que a auditoria interna esteja sempre alinhada com os objetivos da empresa.

 

Dessa forma, o crescimento e mudanças na empresa refletem fortemente no papel da auditoria interna, que entende a organização como um todo e a auxilia em suas necessidades e expectativas. A auditoria interna está sempre atenta e pronta a ajudar, reforçando novas regras e analisando possíveis falhas nos controles internos.

 

Com a implantação frequente de novos valores no mercado, impulsiondas também pelo avanço da tecnologia, torna-se necessário uma visão diferente da auditoria interna, como um trabalho de mensuração e prevenção, que tem como objetivo buscar a melhoria para problemas existentes e previnir problemas futuros.

 

Entre em contato com a TATICCA, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finanance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.