Há Diferença Entre Auditoria Contábil E Auditoria Financeira?


É comum notarmos as auditorias contábil e financeira sendo tratadas como se fossem uma só. Entretanto, existem entre elas algumas diferenças, principalmente no que diz respeito ao seu objeto de avaliação.


Basicamente a auditoria contábil avalia a adequação das demonstrações contábeis, enquanto a auditoria financeira avalia os controles financeiros, sejam eles contábeis ou operacionais.


A auditoria contábil, como o próprio nome já diz, analisa registros e documentos contábeis, valida saldos e principalmente, verifica se as contas constantes nas demonstrações financeiras representam a realidade da situação patrimonial, econômica e financeira de uma empresa.


A prática da auditoria contábil leva a empresa a possuir transparência e credibilidade, levando segurança a sócios e acionistas. Além disso, a empresa também se beneficia ajustando processos contábeis a padrões internacionais e adequando seus controles internos, de modo a prevenir inconsistências e irregularidades.


Já a auditoria financeira concentra-se na rotina da área de gestão financeira. Além de validar saldos financeiros, também analisa se as aplicações financeiras efetuadas pela empresa estão sendo feitos de maneira eficiente e rentável. Dentre os benefícios da auditoria financeira, podemos citar a garantia de validação dos saldos de extratos bancários, registros contábeis e fluxo de caixa, com os valores físicos.

Sendo assim, é perceptível que embora ambos os processos de auditoria andem de mãos dadas, comportam algumas diferenças.

O mais importante é aplica-los em favor do seu negócio, lembrando que um auditor experiente possui ampla visão dos processos da empresa e pode ajudá-lo a aplicar melhorias e agregar valor à organização.