ELABORANDO ESTRATÉGIAS PARA A ADEQUAÇÃO À LGPD


A LGPD traz uma série de impactos para os negócios e as empresas deverão passar por uma série de reformulações para garantir o seu cumprimento. Quando a empresa contrata uma consultoria para adequação à LGPD, conta com o auxílio na elaboração de várias estratégias necessárias para o bom andamento da implementação.

 

Uma das primeiras estratégias recomendadas na adequação à LGPD, é a elaboração de uma base legal para tratar os dados, pois a empresa precisa demonstrar que tem capacidade para gerenciá-los perante seus clientes e consumidores, que precisam dar o seu consentimento. Com a lei, as pessoas que são proprietárias dos dados têm maior controle sobre as informações e precisam estar a par dos métodos utilizados para seu tratamento e armazenamento.

 

A lei determina que a empresa defina um encarregado para a segurança dos dados, por isso na adequação à LGPD um DPO – Data Protection Officer é nomeado. Ele será responsável pela aplicação da lei dentro da empresa e implementará as políticas determinadas sendo o intermediador entre a empresa e os titulares dos dados.

 

Recomenda-se também que as empresas pensem no momento da adequação à LGPD, em usar fortemente a tecnologia para favorecer a proteção dos dados. Um dos pilares da transformação digital que tem ajudado as empresas em uma série de necessidades é a computação em nuvem, que é uma aliada na segurança dos dados, criptografia e backup automático.

 

Monitorar a infraestrutura de TI e capacitar os colaboradores da empresa nos temas ligados à lei também são recomendações básicas na adequação à LGPD. No primeiro caso, trata-se de uma gestão proativa, que pode mapear possíveis problemas antecipadamente. No segundo, por ser necessário contar com o engajamento dos colaboradores para que a proteção de dados não se torne apenas uma rotina burocrática.

 

A LGPD já está em vigor e impactando o mercado brasileiro como um todo. Se sua empresa ainda não fez a implementação da LGPD entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que possui equipe multidisciplinar qualificada e experiente, ferramentas e metodologia para consultoria em LGPD e também implementação, de forma objetiva e assertiva, com: orientação e treinamento, diagnóstico, análise de contratos de colaboradores, análise de contratos de fornecedores, análise de políticas internas, análise de contratos de prestação de serviço ou venda de produtos, adaptação de contratos atendendo à LGPD, mapeamento de dados, implementação do canal de atendimento, elaboração de política de privacidade, documentação pré-formatada com todos os requerimentos da LGPD.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse