O momento atual
pede às empresas acompanhamento e aconselhamento de bons profissionais. Ainda
que o ideal seja que todas as empresas possuam uma auditoria ou consultoria contábil desde sua abertura, vivemos um
momento de urgência que pode definir a sobrevivência ou rentabilidade das
empresas que ainda não possuem. Existem grandes chances de sucesso e
continuidade com a ajuda de um planejamento financeiro, aconselhado por um
profissional da área de auditoria.
Isso porque o profissional de auditoria detém o conhecimento
necessário para direcionar a liderança, auxiliando na adequação da gestão
financeira ao fornecer informações sobre custos, índices financeiros e encargos
tributários, por exemplo. Além disso, através de um processo de auditoria, o contador também fornece
seu parecer sobre a real saúde financeira da empresa, gerando indicadores que
facilitam o planejamento e tomadas de decisões.
A pandemia da COVID-19 criou novos desafios
para a auditoria, que se não levados
em consideração, podem causar impactos na qualidade e confiabilidade do
trabalho do auditor. Além disso, alguns trabalhos de campo na auditoria fornecem uma base crítica
para formar sua opinião, como contagem de estoque, verificação de imóveis e
inspeção de ativos, que são inviáveis de serem realizados de forma virtual.
Nesses casos, o escopo de auditoria
em tempos normais, implicaria em vários dias ou semanas no local do cliente,
com a equipe de auditoria realizando as tarefas. As empresas precisam então
começar a planejar sua auditoria com
mais antecedência, por exemplo, as empresas que fazem contagens de estoque em
uma base contínua, ao invés de anual. Já as empresas que realizam inventário
anual, precisam considerar as seguintes questões, para que estejam preparadas
para sua auditoria: Como será o
inventário em um contexto de pandemia? A equipe será capaz de manter
distanciamento social e aderir às políticas da COVID-19 referente ao seu
negócio? Caso precisem usar menos pessoas a contagem do inventário levará mais
tempo? Em caso positivo, qual será o impacto nas operações?
A crise criou desafios adicionais para a auditoria também para a preparação das
demonstrações financeiras, pois são necessárias informações sólidas sobre o
impacto da COVID-19. A pandemia gerou um enorme impacto nas organizações e os
líderes são confrontados pelas incertezas com relação às perspectivas futuras.
Nesse caso, a auditoria tem uma
grande e complexa responsabilidade na cadeia de relatórios, incluindo
informações confiáveis e relevantes, já que o nível de incertezas impacta a
premissa de continuidade da gestão. As empresas também precisarão divulgar
informações adicionais em seus relatórios sobre o impacto da pandemia e isso
exigirá mais atenção da auditoria,
aumentando sua execução em extensão e relevância.
Durante a pandemia, é possível que alterações
tenham sido feitas na governança, processos e sistemas da empresa, resultando
em maior probabilidade de fraude e as empresas já
enfrentam uma pressão crescente para identificar fraudes financeiras. A
avaliação dessas mudanças será parte da auditoria
e ter um profissional de auditoria
acompanhando a empresa pode garantir o sucesso do negócio.
A auditoria
também poderá enfrentar dificuldade em obter evidências, por não estar no local
ou enfrentar desafios adicionais na avaliação da adequação e confiabilidade das
mesmas, nesse caso precisará discutir o tema com os líderes. Se a evidência de auditoria não pode ser obtida
suficientemente, isso terá impacto nos relatórios. Nesse caso, a auditoria pode levar mais tempo do que
em anos anteriores, requerendo ajustes na supervisão e revisão dos
procedimentos.
Como em qualquer crise, a pandemia da COVID-19
exporá falhas e métodos inadequados, bem como criará oportunidades para pessoas
de má fé praticarem a fraude. Porém, para a auditoria, a pandemia também oferece a oportunidade de reinventar seu
papel e focar em métodos úteis e eficientes para o futuro. Apesar das
complexidades, os profissionais de auditoria
continuam concentrando-se em auditorias de alta qualidade, em total
conformidade com os padrões e normas estabelecidas.
Entre em contato com a TATICCA –
ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços
integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk
advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail
taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com
ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a
realização das atividades.