CUIDADOS NECESSÁRIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA LGPD


O principal objetivo da LGPD é garantir a transparência no uso de dados das pessoas físicas, pois os seus parâmetros são a privacidade e a proteção dos dados pessoais e a multa para quem ignorar a implementação da LGPD será de até 2% do faturamento anual.

 

Um dos primeiros passos é compreender quais são seus objetivos e identificar quem são os agentes envolvidos no processo de tratamento de dados, para depois identificar quais dados são essenciais e se os titulares deram consentimento no momento da coleta. Feito isso, inicia-se de fato a implementação da LGPD e a elaboração da política de privacidade.

 

Entretanto, ainda que a empresa esteja realizando sua implementação da LGPD, alguns erros devem ser evitados no processo de proteção de dados. Um deles é com relação ao backup, que é uma das formas mais tradicionais para proteger sistemas e dados e ainda hoje é negligenciado por várias empresas. É preciso implementá-lo como um dos primeiros procedimentos, de preferência utilizando a computação em nuvem, atualmente uma das formas mais seguras. Em caso de vazamento de dados, a empresa poderá arcar com grandes prejuízos financeiros, inclusive por descumprir a LGPD.

 

Outro cuidado importante é a atualização dos sistemas da empresa, que também deve ser vista com atenção na implementação da LGPD. Nas atualizações, além de inclusão de novas funcionalidades, também são corrigidas vulnerabilidades, impedindo oportunidades para invasões de criminosos virtuais com intuito de roubas os dados.

 

Empresas sem controle de acesso hierárquico também aumentam a exposição dos dados, ainda que realizando a implementação da LGPD. Por isso é tão importante nessa etapa que uma política de segurança seja adicionada às diretrizes de acesso aos sistemas da empresa.

 

A LGPD já está em vigor e impactando o mercado brasileiro como um todo. Se sua empresa ainda não fez a implementação da LGPD entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que possui equipe multidisciplinar qualificada e experiente, ferramentas e metodologia para consultoria em LGPD e também implementação, de forma objetiva e assertiva, com: orientação e treinamento, diagnóstico, análise de contratos de colaboradores, análise de contratos de fornecedores, análise de políticas internas, análise de contratos de prestação de serviço ou venda de produtos, adaptação de contratos atendendo à LGPD, mapeamento de dados, implementação do canal de atendimento, elaboração de política de privacidade, documentação pré-formatada com todos os requerimentos da LGPD.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse