CONTRIBUIÇÃO SOCIAL COTA PATRONAL SOBRE SALÁRIO MATERNIDADE INCONSTITUCIONALIDADE RECONHECIDA


A Corte Suprema reconheceu, em 04/08/2020, em sede de repercussão geral – tema 72, a inconstitucionalidade da incidência da contribuição social referente à quota patronal devida pela empresa, sobre a verba “salário maternidade”.

 

O entendimento exposto pelo Ministro Relator diz que a incidência da contribuição social sobre verba “salário-maternidade” poderá ampliar o ônus da folha de pagamento, em razão do trabalho exercido pela trabalhadora, o que resultará na supressão da garantia de isonomia de gêneros e com resultado prejudicial à contratação de mão de obra feminina.

 

Com a admissão da tese de que o salário maternidade não possui natureza remuneratória, os estabelecimentos empresariais poderão se beneficiar com esta decisão, principalmente aqueles que possuem uma grande movimentação profissional (turn-over).

 

Os impactos benéficos notados pelo empresariado serão sentidos na redução dos valores tributários pagos em folha sem alteração no contingente de colaboradores.

 

Ressalta-se que, os valores pagos anteriormente à decisão aqui mencionada, podem compor um volume interessante, pois serão passíveis de recuperação dos últimos cinco anos, ou seja, abre-se uma oportunidade para obtenção de recursos extras diante da atual crise imposta pela pandemia.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse